A iridotomia yag laser (iridotomia a laser) é um procedimento oftalmológico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da iris com laser yag. Por este motivo é também conhecida como iridotomia periférica.
A iridotomia a laser, também conhecida como iridotomia periférica, é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da íris, com o objetivo de regular a pressão intra ocular como prevenção ao glaucoma de ângulo fechado ou estreito.
Um dos exames mais conhecidos para detectar o glaucoma é a tonometria, que mede a pressão do olho. Exame de fundo de olho, imagens do nervo óptico, resposta do reflexo da pupila e acuidade visual são outros exames complementares para saber se você realmente tem a doença.
Entre os exames utilizados para a confirmação do diagnóstico do glaucoma, estão: Oftalmoscopia ou exame de fundo de olho: usando um oftalmoscópio, é realizada para avaliar se existem lesões no nervo óptico que possam ter sido causadas por glaucoma.
Também conhecido como Curva de Pressão Ocular, o exame de pressão ocular serve para determinar a média de pressão intraocular do paciente. Ele é feito por meio de um equipamento chamado Tonômetro de Aplanação ou Pneumático, sendo um procedimento simples, indolor e que não necessita dilatar a pupila.
Dicas para conviver melhor com o glaucoma
As principais substâncias da melancia que são responsáveis por este benefício são a L-citrulina, o potássio e o magnésio que são bons tanto para regular a pressão alta, como a pressão baixa.
Como já dissemos, pressão baixa não é considerada uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager, por exemplo. É aconselhável procurar um médico quando a pressão arterial desce mais de 40 mmHg.