1. Que não se pode conceber. 2. Extraordinário; incrível, inacreditável.
Resposta: a palavra é composta pelo prefixo in + palavra conceber + e sufixo vel. Explicação: Derivação prefixal: quando acrescentamos um prefixo à palavra primitiva.
É o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivadas) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e parassintética.
qual a palavra que foi composta pelo mesmo processo de formação, de acordo com a definição e o exemplo dados? bicho.
2) Se os elementos constitutivos da palavra estão intimamente unidos, subordinando-se a um só acento tónico, e sofrem perda da sua integridade silábica, há aglutinação. Fidalgo (filho de algo), aguardente (água ardente), pernalta (perna alta) são exemplos desta forma de composição.
A palavra boquiaberto é formada por composição, mais especificamente, e, de acordo com a gramática tradicional, é um composto formado por justaposição das palavras boca (boqui-) e aberto. Na gramática generativa, estes processos de formação de palavras estão incluídos na classe dos compostos morfossintácticos.
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
Assim, casamento vem do radical de casar (casa) com o sufixo -mento. Tais palavras são da mesma família, porque nelas há algo de comum quanto à origem; neste caso o radical de todas é a palavra casa, que já havia em latim, onde significava "cabana; pequena quinta; tenda".
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
Quanto ao processo de formação de palavra descampado, observa-se que é formada por parassíntese, processo mediante o qual acrescenta-se simultaneamente um prefixo e um sufixo ao radical da palavra primitiva.
Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).
Na composição por aglutinação ocorre a fusão de duas ou mais palavras ou radicais, havendo alteração de um desses elementos formadores.
Derivação sufixal – a palavra é formada pelo acréscimo de um sufixo ao radical da palavra primitiva. Exs.: chuveiro, dormitório, dentista.
No processo de composição por aglutinação, há junção de duas ou mais palavras com perda ou troca de letras e fonemas. Exemplo: plano + alto = planalto ---> a vogal O de "plano" foi suprimida.
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se.
Justaposição- Junção de duas ou mais palavras ou radicais, onde não ocorre alteração fonética. Aglutinação- Também junção de duas ou mais palavras , com o objetivo de formar uma terceira palavra, porém uma delas ou as duas sofrerão alguma mudança na sua forma ganhando ou perdendo letras.
substantivo feminino Ação de aglutinar, de unir, de ficar fortemente ligado. [Linguística] Processo de formação de palavras em que duas ou mais palavras se unem, formando uma nova palavra, com perda fonética e morfológica: planalto resulta da aglutinação de plano + alto.
O teste de aglutinação ocorre quando há a formação de agregados suficientemente grandes de micropartículas ou células com múltiplos determinantes antigênicos, interligados por pontes moleculares de anticorpos (ou antígenos).
- Vaivém – Justaposição: ocorre quando dois radicais unem-se sem que as palavras sofram transformações. - Pontiagudo – Aglutinação: ocorre quando dois radicais unem-se e um deles sofre alteração. - Enfurece – Parassíntese: ocorre quando os dois morfemas (prefixo e sufixo) unem-se ao radical simultaneamente.
A derivação imprópria, mudança de classe ou conversão ocorre quando a palavra, pertencente a uma classe, é usada como fazendo parte de outra.
A derivação imprópria, também chamada de conversão, é um tipo de derivação que acontece pela mudança de classe gramatical da palavra. Ou seja, a formação de uma nova palavra é obtida pela mudança da função gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, etc.) na frase.
A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.