QUAIS SAO OS QUATROS NUMEROS QUANTICOS PARA A CONFIGURAÇAO 4p²?(1°eletron:-1/2)
Números Quânticos
Resposta. Resposta: Número quântico principal (N), Número quântico secundário (L), Número quântico magnético (m), Spin (s). Explicação: Temos o número quântico principal representado por N que nos dá o nível de energia em que se encontra o elétron.
N → 4 subníveis (s, p, d e f), 16 orbitais.
Verificamos facilmente que, para o 5º período – ou seja, período de número quântico principal – temos 4 subcamadas, sendo elas: 5s, 5p, 5d e 5f.
Os orbitais são distribuídos da seguinte forma: l = 0 subnível tipo s um orbital (ml = 0) l = 1 subnível tipo p três orbitais (ml = –1, 0 e +1) l = 2 subnível tipo d cinco orbitais (ml = –2, –1, 0, +1 e +2) l = 3 subnível tipo f sete orbitais (ml = –3, –2, –1, 0, +1, +2 e +3) Número total de orbitais: 16.
10
O diagrama de Pauling representa os níveis, que são as camadas eletrônicas do átomo. São sete níveis, enumerados de forma crescente do mais próximo ao núcleo para fora (1, 2, 3... 7) e, denominados, respectivamente, pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Para entender como determinar esse número quântico, temos de realizar uma representação gráfica dos elétrons em orbitais. Isso é feito geralmente indicando um orbital por um quadrado. Por exemplo, o subnível s só possui um orbital, pois ele tem só uma forma em relação a qualquer orientação espacial, que é esférica.
Dois números quânticos mais conhecidos são o número quântico principal (n) e o secundário ou azimutal (l). O principal indica a camada ou nível de energia (K,L,M,N,O,P,Q) em que o elétron se encontra, indo, respectivamente, de 1 a 7. ... Número Quântico Magnético (m ou ml) → indica a orientação dos orbitais no espaço.
Em termos simples, isso significa que ao preenchermos os orbitais, primeiro devemos preencher todos eles com apenas uma seta cada um, sendo que todas estarão voltadas para o mesmo sentido e, se ainda houver mais elétrons, continua-se preenchendo os orbitais com setas no outro sentido.
Os orbitais mais comumente preenchidos são s, p, de ef. Os orbitais S não têm nós angulares e são esféricos. Os orbitais P têm um único nó angular através do núcleo e têm a forma de halteres. D e f têm dois e três nós angulares, respectivamente.
Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes ...
A forma geométrica dos orbitais p é a de duas esferas achatadas até o ponto de contato (o núcleo atômico) e orientadas segundo os eixos de coordenadas. ... Em função dos valores que pode assumir o terceiro número quântico m (-1, 0 e +1), obtém-se três orbitais p simétricos, orientados segundo os eixos x, z e y.