Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. ...
O mundo globalizado como deve-se saber é um mundo extremamente industrializado, as industrias usam os recursos naturais de nosso planeta e emitem líquidos e gases tóxicos e poluentes, contribuindo para o aquecimento global e a poluição de nosso ar e nossas águas.
Nesse contexto, a globalização influencia na poluição do ambiente, devido o grande consumo de produtos e, por conseguinte, de embalagens, destinadas incorretamente. Além dessa poluição urbana, a globalização também gera poluição visual e sonora.
Resposta. Resposta: Essa lógica consumista traz sérios problemas para o meio ambiente, porque quanto mais se consome, mais se produz e essa produção é feita a partir dos recursos naturais. ... A cada ano consumimos mais produtos eletrônicos e o descarte incorreto desses produtos traz problemas para o meio ambiente.
Os sistemas de produção buscam a produção em escala e lucro a todo custo assim gerando produtos que depois de acabar sua vida útil serão resíduos sólidos, que vão para o meio ambiente promovendo dano ao ecossistema, com as diversas possíveis poluições.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
O consumo exacerbado faz com que a produção de bens com valor agregado, por exemplo, demandem por sua vez, matéria prima, originárias, como se sabe,do meio ambiente.
Relação de Consumo é a aquela na qual existe um consumidor, um fornecedor e um produto/serviço que ligue um ao outro. É requisito objetivo de existência, de modo que, para haver relação de consumo, necessariamente, deve haver, concomitantemente, os três elementos.
Se você trabalha e produz um bem ou um serviço, você certamente contribui sua parcela para o PIB de sua economia, o PIB de seu país, e o PIB mundial. Esta é a produção pela ótica da criação de produto. Mas podemos vê-la também como criação de riqueza e, consequentemente, renda.
Numa sociedade onde cada vez mais o dinheiro está acima de qualquer outro valor, é necessário reflectir se estamos realmente a viver de uma forma correcta. Gastamos dinheiro em coisas supérfluas todos os dias enquanto há seres humanos privados de bens e serviços básicos.
Resposta. Resposta: na minha opinião, o grande vilão desse consumismo exagerado é a cultura da sociedade contemporânea, onde prevalece a regra do “ter pra ser”.
O consumismo aumenta à desigualdade social, pois enquanto alguns tem o privilégio de consumir os padrões exposto pela sociedade, outros de menor condição financeira não tem, ficando assim, excluídos na sociedade.
O fator cultural é o determinante mais básico no modo como o consumidor se comporta. ... O que ele bebe, veste, suas crenças, as músicas que escuta — tudo isso depende da cultura na qual o indivíduo está inserido. Por isso, mudanças de âmbito cultural podem afetar a maneira como o seu consumidor lida com a hora da compra.
A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro. ... O desenvolvimento da sociedade de consumo ocorreu de forma mais completa a partir da expansão da atividade industrial ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX.
A desigualdade de consumo, do ponto de vista teórico, é uma medida bem mais fiel da desigualdade permanente de renda. Sob a hipótese de suavização de consumo ao longo do horizonte de vida, medidas de desigualdade do consumo revelam quão permanentemente desigual é a distribuição dos recursos disponí- veis às famílias.
A desigualdade de acesso ao consumo se apresenta de forma gritante e desordenada em todo o mundo. Naturalmente, isso ocorre por conta das diferenças de poder de compra entre a população de todo o planeta.
Decorrente, essencialmente, da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas pela:
Resposta. As consequências da desigualdade social são : desemprego , muitos conflitos , fome , falta de saneamento básico , pobreza , precárias condições de vida , moradias em condições precárias , entre muitas outras consequências .