A fração argila representa a maior parte da fase sálida do solo e é constituóida de uma gama variada de minerais (minerais de argila) que apresentam cargas elétricas negativas responsáveis pela capacidade de troca de cátions (CTC).
Impermeabilidade é a resistência de um material, por exemplo, para a penetração de um líquido. ... Um material impermeável à água é dito hidrofóbico, já aqueles que não repelem esse líquido são conhecidos como hidrofílicos.
Esses são muito permeáveis, pois como os grãos de areia são relativamente grandes, deixam a água e o ar passarem com facilidade. ... Isso faz com que o solo argiloso “segure” a água, e não permite que ela o atravesse – esse tipo de solo é denominado impermeável. Por isso a argila “encharca” com facilidade.
Esse tipo se solo é compacto e retém água e sais minerais . tal característica é Benéfica para sua fertilidade e para crescimento de vegetais ; porém,quando o teor de argila é muito alto o solo fica muito compacto e, como resultado, encharca quando chove e racha quando a água evapora .
O Solo Humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta. Apresenta cerca de 70 % de húmus , seres em decomposição, organismos vivos,água e ar. É ideal para o cultivo, pois é arejado, permeável e fornece grande parte dos sais minerais necessários às plantas.
solo arenoso
O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%. Também possui argila e outros compostos em menor percentagem. Mas como tem boa aeração não retém água. Esse solo é permeável, Também é conhecido como neossolo.
Assim, o solo argiloso costuma ficar encharcado após uma chuva, o que melhora o seu manuseio. Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.
As propriedades físicas, que determinam a capacidade de retenção de água e a textura, também distinguem a diversidade dos solos. O ideal para o cultivo de plantas é o solo fértil, rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Resposta: A técnica adotada é de curvas de nível que consiste na produção ordenada por meio de linhas com diferentes altitudes do terreno. O processo ajuda a conservar o solo contra erosões e contribui com o escoamento da água da chuva,fazendo com que ela se infiltre mais facilmente na terra e evite os deslizamentos.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
Algumas medidas devem ser tomadas para a realização das plantações. Dentre as técnicas mais utilizadas na agricultura estão a análise da composição do solo, drenagem do solo, aragem, adubação, irrigação da plantação, utilização de agrotóxicos, entre outros.
Podem ser classificadas em faixas de exploração contínua (as culturas permanecem de um ano para outro na mesma posição), em faixas de rotação (as culturas mudam de local a cada ciclo, promovendo-se a rotação de culturas) e em faixas de retenção (utilizam-se faixas estreitas – de 2 m a 5 m de largura – cultivadas com ...
Cultivo em faixas Consiste em plantar as culturas em faixas de largura variável, de tal forma que, a cada ano, se alternem em determinada área plantas com cobertura densa e outras que ofereçam menor proteção ao solo, sendo as faixas dispostas sempre em nível.
Em áreas de morros, os plantios de florestas e de culturas perenes (como o café e a laranja), que necessitam de revolvimento do solo, são mais indicados. Já para as áreas planas o indicado é a produção de grãos é mais indicada, visando reduzir a erosão do solo e a contaminação dos rios.
Alguns fatores que devem ser considerados são: