A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga. As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos.
O foco principal da Liga do Peloponeso era garantir proteção e segurança às cidades-estado que dela participavam. Na organização da Liga somente Esparta tinha o poder e o direito de convocar o congresso. Esparta também não precisava seguir as decisões tomadas.
Esta Liga - ou Confederação - de Delos, também denominada Ático-Délica, consistia numa aliança de natureza político-militar das polis gregas em torno do Mar Egeu. O principal objetivo residia na luta contra o perigo persa. Idealizada pelo ateniense Aristides, concretizou-se efetivamente em 478 a.
A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga.
O que determinou o fim da civilização grega, foi que era dividida em diversas cidades -estados, foi a rivalidade que havia entre elas, suas principais cidades Atenas e Esparta lutavam para obter supremacia sobre as demais cidades gregas, e esta briga pelo poder foi aos poucos enfraquecendo a todas e acabaram sendo ...