O Cerrado
Há a presença de savanas na América do Sul, África, Oceania e Ásia. A savana é considerada o quarto maior bioma mundial em área, com cerca de 15 milhões de km2, que correspondem a cerca de 33% da superfície continental da Terra, 40% da faixa tropical e abriga 20% da população mundial.
O cerrado brasileiro, também conhecido como savana brasileira, está localizado predominantemente no Planalto Central do Brasil. O cerrado é o segundo maior bioma do país, depois da floresta Amazônica.
A Savana Tropical e Subtropical ocorre em climas desse nome, sendo a mais característica. Ela acontece principalmente na África e no Brasil, com uma estação seca e outra chuvosa. Já a Savana Temperada acontece em clima temperado, principalmente na Austrália e América do Norte.
Mato Grosso do Sul
Alguns dos animais que habitam os pampas são: tiê-sangue, anum-preto, jacu, saíra, macuco, corruíra-do-campo, papa-mosca-do-campo, jararaca-do-banhado, caboclinho-de-barriga-verde, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-do-campo, jacutinga, pica-pau do campo, beija-flor-de-barba-azul, cobra-cipó, perdigão, onça-pintada, ...
O Pampa abriga ecossistemas extremamente ricos, com muitas espécies endêmicas, tais como: Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer), o sapinho-de-barri- ga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus), e algumas ameaçadas de extinção tais como: o veado campeiro (Ozotocerus bezoarti- ...
São animais do cerrado: anta, ariranha, arara, capivara, cascavel, cachorro-do-mato, jiboia, cervo, lontra, macaco-prego, quati, onça-pintada, preá, gambá, tamanduá, tucano, lobo-guará, porco-espinho, seriema, jaguatirica, pica-pau-do-campo, gavião-carijó, gato-maracajá, veado-mateiro, pato-mergulhão, entre outros.
Conhecendo Plantas Nativas da Região Sul
Os animais encontrados são: tatu-canastra, muriqui, onça-pintada, preguiça-de-coleira, sagui-da-serra, anta, macuco, jaó-do-litoral, águia-real, mutum-de-penacho, papagaio-moleiro, tartaruga-gigante, tartaruga-verde e surucucu.
Outras plantas típicas da Mata Atlântica são a Figueira, o Pau-jacaré, o Guapuruvu, o Manacá-da-serra, a Quaresmeira, as Orquídeas, as Bromélias, as Palmeiras, as Samambaias e os Ipês.
Alguns dos bichos que podem desaparecer são a onça-pintada, o mico-leão-dourado, o tamanduá-bandeira, o bugio e a preguiça-de-coleira. "É a região onde há maior devastação, mais construções imobiliárias e estradas.
O Sudeste apresenta uma grande variedade de biomas, entre os principais estão: Mata Atlântica, Cerrado, Campos, Mata de Araucária e Caatinga. O clima também varia conforme cada localidade: tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas. No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos.
de São Paulo
São Paulo