Armadura transversal : peças paralelas, dispostas no sentido da menor dimensão do elemento estrutural. A norma que regulamenta e especifica a produção de barras e fios de aço é a ABNT NBR 7480 – Barras e Fios de Aço destinados a Armaduras para Concreto Armado.
A decalagem (ou deslocamento - a ) do diagrama de forças RSd (MSd / z) deve ser feita para compatibilizar o valor da força atuante na armadura tracionada, determinada no banzo tracionado da treliça de Ritter-Mörsch, com o valor da força determinada segundo o diagrama de momentos fletores de cálculo.
A armadura longitudinal é constituída por barras de aço de eixo retilíneo e seção transversal circular. Estas barras são posicionadas nas regiões tracionadas da viga no caso da chamada armadura simples e nas regiões tracionadas e comprimidas no caso da chamada armadura dupla.
estribo é perpendicular ao eixo longitudinal da viga. necessárias à flexão devido à diminuição do momento fletor nas proximidades do apoio.
Sua função é garantir que a armadura principal fique bem posicionada, tanto positiva quanto negativa. Assim, ele também auxilia para deixar a estrutura mais forte e no aumento de resistência a esforços cortantes que estejam presentes em vigas, por exemplo.
A armadura de uma viga é composta principalmente de dois elementos, a armadura longitudinal e a armadura transversal. ... As barras longitudinais tem a função de resistir aos esforços de tração gerados pela flexão na viga, já os estribos são usados para combater os esforços de cisalhamento.