Não existe remédio ou vacina específica para o zika vírus.
Para controle de febre e dor, são indicados fármacos com paracetamol ou dipirona. Para cuidar das erupções na pele, o médico receita anti-histamínicos.
Por isso, o paciente não deve fazer uso de anti-inflamatórios como o AAS, Ibuprofeno, pois o remédio inibe a adesão de plaquetas. No caso de zika, a diminuição de plaquetas não é um fenômeno muito comum, mas, por precaução, recomenda-se evitar medicamentos como anti-inflamatório e tomar apenas paracetamol ou dipirona.
Quais remédios quem tem dengue pode tomar? Para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com dipirona. “Eles são recomendados tanto pelo Ministério da Saúde como pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao perfil de segurança”, aponta Melissa.
Conforme orientação do ministério da Saúde do Brasil, na fase aguda da doença é contraindicado o uso da Nimesulida, assim como outros anti-inflamatórios, podendo ser feito analgesia com paracetamol e dipirona. Na fase crônica, na qual as pessoas ficam com dor articular, pode ser usado por um tempo curto de até 7 dias.
Anti-alérgicos, como Loratadina, Cetirizina ou Hidroxizina, para aliviar a vermelhidão na pele, nos olhos e a coceira no corpo; Colírio lubrificante como Moura Brasil, para aplicar nos olhos 3 a 6 vezes ao dia; Soro de reidratação oral e outros líquidos, para evitar desidratação e conforme orientação médica.
Recomenda-se baixar a febre com o paracetamol ou dipirona. Outro grupo de medicamentos contraindicados na suspeita de dengue são os antiinflamatórios não hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Por isso, fique atento à bula e evite consumir quaisquer medicamentos sem orientação médica.
A loratadina é um antihistaminico e não tem contraindicação de uso na dengue; o ideal é avaliar a lesão que tem nos braços para ver se realmente é alérgico antes que inicie uma medicação.
O mais curioso no estudo é que os cientistas mostram como o antibiótico azitromicina bloqueia a proliferação do vírus, protegendo as células do efeito devastador do vírus da zika. A droga impede o processo de morte celular induzido pela zika.
A Dengue é uma doença viral e a azitromicina é um antibiótico utilizado no combate à infecções bacterianas (e nem todas!). Em outras palavras, seu uso não influenciará em nada a evolução da Dengue.
Caro internauta, poder tomar pode sim, pois não tem contraindicação. Mas o benefício será pequeno, pois o mionevrix é relaxante muscular (Carisoprodol) + vitaminas (complexo B) + Dipirona.
Olá, Não é recomendada a ingestão de álcool durante qualquer doença viral, já que o vírus afeta o fígado.
Alguns especialistas alertam que esta bebida, principalmente em excesso, pode aumentar a chance de infecção pelos vírus da dengue, zika, chikungunya e malária.
Ana Claudia Ducati Dabronzo, o abuso de álcool colabora para a piora da depressão, por outro o contrário não ocorre necessariamente. Por mais que possa parecer surpreendente, estudos apontam que o estado depressivo não leva a uma maior ingestão de bebidas alcoólicas.
No período pós-dengue, o adulto deve evitar ingestão de álcool até que haja. tempo para normalização da atividade do fígado. 2. É preciso atenção às 24 horas seguintes à estabilidade febril.