A Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são: Alta Idade Média: século V ao século X; Baixa Idade Média: século XI ao século XV.
O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo. Durante o século XV, o humanismo dividiu o latim em três categorias: latim clássico, latim bárbaro e latim dos humanistas. ... A expressão medievo, período compreendido entre os séculos V e XV, surgiu deste latim.
Os dois estilos mais importantes do período medieval foram a arte românica e a arte gótica. O período medieval se iniciou com a desintegração do Império Romano do Ocidente (século V) e se encerrou com o Fim do Império Romano do Oriente, com a queda de Constantinopla (século XV).
A Idade Média teve início com a queda do Império romano do Ocidente, em 476. ... Foi nesse contexto que a arte medieval se desenvolveu em diversos campos, como a arquitetura, pintura, música, escultura e literatura. Dois estilos foram predominantes nesse período: o Estilo Românico e o Estilo Gótico.
A arte antiga refere-se àquela desenvolvida pelas Antigas Civilizações, que se estende até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 depois de Cristo, acuando das invasões bárbaras. ... A arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente, mas foi também conduzida pela religião.
Ao longo do tempo, as artes visuais têm sido classificadas de várias formas diferentes, desde a distinção medieval entre as artes liberais e as artes mecânicas, até à distinção moderna entre belas artes e artes aplicadas, ou às várias definições contemporâneas, que definem arte como a manifestação da criatividade ...
Arte antiga, ou arte da antiguidade, designa as criações artísticas do primeiro período da História que se inicia com a invenção da escrita, e durante o qual aparecem as primeiras grandes cidades nas margens dos rios Nilo, Tigre, Eufrates, Indo e Amarelo e se destacam as grandes civilizações do Médio Oriente (Egípcia e ...
A arte na antiguidade tinha como função inicial expressar o cotidiano em pintura nas cavernas, a pintura era realizada conforme sua visão de mundo ou seja reproduzia a natureza como sua vista capitava.
Podemos dizer que tais manifestações se dão por meio da dança, música, teatro, artes visuais e outras expressões que têm a intenção de transmitir emoções, ideias e visões de mundo.
A academia transmitia as principais tendências de arte europeia nesse período: o Romantismo, o Realismo, o Naturalismo e o Simbolismo. ... A Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, foi o marco inicial do Modernismo no Brasil: influenciou principalmente a Literatura e as Artes Plásticas.
As primeiras manifestações artísticas do Brasil ocorreram muito antes dos portugueses desembarcarem em terras brasileiras. As formas artísticas mais antigas foram encontradas no Piauí, são pinturas rupestres e têm cerca de 15.
História da arte: Períodos
A história da arte brasileira, a partir de meados do século XIX até o seu final, é fortemente marcada pela atuação da Academia Imperial de Belas Artes que determinou, não só a sistematização do ensino artístico, como também criou uma referência estética e cultural através deste modelo, estabelecendo um novo tipo de ...
Os novos movimentos foram de breve duração e ficaram conhecidos como "ismos". Os "ismos" do século XIX foram: o Neoclassicismo, o Romantismo, o Realismo, o Impressionismo, o Expressionismo, o Art Nouveau e o Simbolismo. O período da arte neoclássica durou de 1780 a 1820.
O estudo do Academismo no Brasil está vinculado ao conhecimento da história da Academia Imperial, o centro de irradiação do novo sistema de ensino e produção de arte que se tornaria dominante sobre todo o Brasil, tomada como modelo para a abertura de cursos semelhantes em outros locais.
Resposta. A arte moderna tem como principal característica o rompimento com padrões. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com formalismos, inclusivamente atingindo estruturas gramaticais no campo literário.
Seguindo a essência do movimento modernista na Europa, o Modernismo no Brasil preservou características como o rompimento com a estética tradicional, valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade ...
Abaporu