As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.
O teratoma cístico ovariano maduro constitui neoplasia derivada de células germinativas e apresenta tecidos bem diferenciados provenientes dos três folhetos embrionários. É comum em mulheres jovens, sendo freqüentemente unilateral.
O teratoma maduro é o tumor de ovário de células germinativas mais comum. É um tumor benigno que geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva. É muitas vezes chamado de cisto dermoide. Estes tumores ou cistos podem conter diferentes tipos de tecidos benignos, incluindo, osso, cabelo e dentes.
Conhecido na literatura médica como dermóide, o cisto cheirava mal, despertando a suspeita de uma superinfecção. De acordo com informações do portal IFLScience, os cistos dermóides se desenvolvem a partir de células reprodutivas dentro dos ovários podendo, também, crescer pele, cabelo e até mesmo dentes.
O cisto dermoide não atrapalha a sua fertilidade e não dificulta a gravidez. Existem casos de teratoma gigantes que podem atrapalhar o crescimento do útero e do bebê durante a gravidez. O tratamento do cisto dermoide é cirúrgico. Antes de você engravidar, discuta com o seu médico a necessidade de tratamento cirúrgico.