Curva de concentração plasmática - é o gráfico em que se relaciona a concentração plasmática do fármaco versus o tempo decorrido após a administração. A área sob a curva ou extensão da absorção é um parâmetro farmacocinético utilizado para determinar a quantidade de droga após a administração de uma única dose.
A clearance (CL) é definida como o volume de plasma do qual o fármaco é completamente removido por unidade de tempo (unidades volume por tempo). A clearance total de um fármaco é igual à soma das clearances efectuadas por cada órgão envolvido na eliminação (fígado, rim, entre outros).
Intravenosa (IV) Se for administrado como infusão IV, o fármaco é infundido em um período de tempo maior, resultando em pico de concentração plasmática mais baixo e em aumento da duração do nível do fármaco circulante.
A absorção é a transferência do fármaco do local de administração para a corrente sanguínea. Para que a absorção do fármaco ocorra, o fármaco deve atravessar a membrana das células da parede intestinal (BONAMICI, 2009), o local de maior absorção é o intestino delgado (SPINOSA, GÒNIAK, BERNARDI, 1996).
A biodisponibilidade costuma ser avaliada determinando-se a área sob a curva de concentração plasmática em relação ao tempo (AUC — Relação representativa entre concentração plasmática e tempo após uma dose oral única de um fármaco hipotético). A medida mais confiável da biodisponibilidade de um fármaco é AUC.
Qual dos seguintes tipos de fármacos tem biodisponibilidade oral máxima? A. Fármacos com alta biotransformação de primeira passagem.
Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.
A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.
1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.
A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...
A escolha correta da via de administração de medicamento é de suma importância, pois, quando mal escolhida, pode acarretar em baixa absorção e consequente diminuição da eficácia clinica, não apresentando efeito esperado, o que certamente levaria ao insucesso do tratamento.
A escolha da forma farmacêutica depende principalmente:
A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, por exemplo.
A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral.
Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
Como administrar os medicamentos de maneira correta nos pequenos animais
Como aplicar injeção subcutânea em cachorro Pegue uma dobra de pele na região do pescoço; Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; Introduza alguns centímetros da agulha na pele. Puxe o êmbolo para verificar se há presença de sangue.
Nos casos de aplicação-solo, vale centralizar a picada no cangote para evitar que o soro desça para uma das patas. As primeiras vezes são difíceis mesmo, mas o bichinho acaba acostumando ― e a gente também.
Diluir 20 mL de Barrage® em 20 litros de água a serem utilizados, misturando bem. Banhar toda a superfície do animal, especialmente as regiões mais sujeitas às infestações por moscas ou carrapatos, tais como: orelhas, barbela, entre membros, virilhas e inserção da cauda.
Terramicina Solução Injetável deve ser administrada por via intramuscular, subcutânea ou por bloqueio no local da infecção. Precauções: - Guardar em lugar seco e fresco, ao abrigo da luz solar, preferencialmente entre 15 e 30ºC.