O profissional formado em Ciências Ambientais lida com questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade, bioeconomia, etc. O objetivo deste profissional é recuperar áreas degradadas ou contaminadas, promovendo a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Normalmente, a implementação de um sistema de gestão ambiental é um processo voluntário. O grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades. Para que uma empresa seja bem-sucedida ela deve controlar os riscos e desenvolver as oportunidades.
Além das empresas obterem melhores oportunidades de negócios ao adotar um SGA, outros benefícios podem ser destacados como:
De acordo com North (1997), há diversos benefícios associados à gestão ambiental empresarial, como: (a) redução de custos, atrelada, por exemplo, ao uso racional de recursos (energia, matéria-prima etc.), à reciclagem de materiais e à fabricação de subprodutos; (b) aumento das receitas, decorrente de inovações em ...
As atividades empresariais ao incorporarem os princípios e práticas de sustentabilidade na gestão administrativa por meio de ferramentas de gestão ambiental contribuem na redução de custos, principalmente aqueles relacionados aos aspectos ambientais como consumo de água, energia e materiais, além da redução na geração ...
Consequências da falta de gestão ambiental A falta de gestão ambiental pode ser muito perigosa para a empresa e para a sociedade ao redor. Suas consequências podem ser desde multas e perda de credibilidade junto à comunidade, até o sacrifício completo da operação da empresa.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
Inundações por transbordamento de cursos d'água ou por alagamento, soterramento de casas por desmoronamento de encostas, proliferação de vetores de transmissão de doenças, longos congestionamentos do tráfego de veículos, incremento nos índices de criminalidade são alguns sintomas da perda de sustentabilidade (4).
Já os problemas ambientais das zonas rurais brasileiras são causados pela seca, utilização de agrotóxicos, poluição dos lençóis freáticos, caça e pesca predatória, assoreamento dos rios, queimadas e etc.