A contração muscular excêntrica, quando comparada à contração muscular concêntrica, produz maior torque muscular em um mesmo ângulo articular.
“Nos primeiros três a quatro meses após a cesárea, a região da incisão fica com uma sensibilidade reduzida porque existe alteração das terminações nervosas do local, isto é, significa que elas foram destruídas durante o procedimento e o organismo demora esse período para reconstruí-las.
No entanto, é preciso respeitar o limite da dor: se determinada tarefa gera incômodo, significa que é hora de parar. Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal.
Quanto tempo leva para uma cesárea cicatrizar completamente? Como dito anteriormente, a cicatrização de uma cesária ocorre em 15 dias. Entretanto, todo o processo para atingir seu aspecto final, além de sua resistência a trações pode durar de 12 a 18 meses.
É normal haver uma alteração da sensibilidade em volta da cicatriz da cesárea, que pode ficar dormente ou queimando. Essa sensação estranha pode demorar de 6 meses à 1 ano para diminuir de intensidade, mas é comum algumas mulheres não se recuperarem completamente, mesmo depois de 6 anos da cesárea.
A retirada dos pontos pode causar um leve desconforto no local da ferida, mas é uma sensação suportável não necessitando de nenhum tipo de anestesia local.
Muitos pontos utilizados na cesárea são absorvíveis e não precisam ser retirados. O seu organismo irá absorver os pontos e eles irão desaparecer. Caso tenha sido utilizado pontos inabsorvíveis e alguns pontos não forem retirados, fique tranquila. A presença deles não provocará nenhuma infecção.
A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.