A roséola infantil, também conhecida como exantema súbito, é uma doença contagiosa que afeta principalmente bebês e crianças, dos 3 meses aos 2 anos de idade, e provoca sintomas como febre alta repentina, que pode chegar aos 40ºC, diminuição do apetite e irritabilidade, que duram cerca de 3 a 4 dias, seguidas de ...
adjetivo Exantematoso; relacionado com a erupção cutânea (exantema) causada por uma doença aguda: febre exantemática.
A roséola infantil, também conhecida como exantema súbito, é uma doença contagiosa que afeta principalmente bebês e crianças, dos 3 meses aos 2 anos de idade, e provoca sintomas como febre alta repentina, que pode chegar aos 40ºC, diminuição do apetite e irritabilidade, seguidas de pequenas manchas cor-de-rosa na pele ...
Roséola infantil é causada pelo herpesvírus humano 6. Os sintomas característicos incluem febre alta que tem início súbito e, às vezes, uma erupção cutânea que se desenvolve depois que a temperatura volta ao normal. O diagnóstico é baseado nos sintomas e na idade da criança.
A Roséola é contagiosa? Sim, pode ser transmitida pelo contato com outras crianças infectadas. O período de incubação (contato com uma criança infectada e aparecimento dos sintomas) pode variar de 1 a 2 semanas. Acredita-se que o período de maior contágio é o período febril, quando normalmente não há diagnóstico.
O quadro febril é considerado de moderado a alto (entre 38 e 42°C) e contínuo – o tempo de duração vai de três a cinco dias. Assim como surge, a temperatura alta também desaparece subitamente. Então, a doença evolui para pequenas manchas vermelhas na pele que podem durar de algumas horas a quatro dias.
Sinaisesintomasdaroséola
Ambientes abafados e quentes, exposição solar sem proteção, peeling, estresse e nervosismo são alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma crise. Como a pele com rosácea também é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool.
Como controlar a rosácea
Excesso de álcool, pimenta, comida condimentada, café e outros alimentos quentes podem piorar a rosácea. "Hipertensão e doenças gastrointestinais também são fatores relacionados a surtos desse problema", afirma a dermatologista Daniela Landim.
O tratamento para rosácea mais comum é feito com produtos de uso tópico, sob orientação médica. O objetivo é diminuir a inflamação e vermelhidão do paciente. Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário.
Medicamentos tópicos próprios que se aplicam à pele uma ou duas vezes por dia podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão. Entre os mais comuns estão a tretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico, ivermectina, brimonidina ou antibióticos, como o metronidazol ou doxiciclina.
Opções de tratamento natural. No tratamento natural para rosácea, o gel de Aloe vera e a água de rosas têm sido usados para aliviar e prevenir os sintomas da rosácea na pele, assim como o pepino pode ser usado para diminuir a sensibilidade dos olhos para tratamento da rosácea ocular.
Veja quatro soluções para aliviar queimaduras solares
Confira algumas dicas para cuidar e aliviar os sintomas da irritação depois de depilar!
Tratamento para alergia na pele Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
Fiquei com os olhos vermelhos, e agora?
Seja qualquer for o motivo da irritação nos seus olhos, o Colírio Legrand resolve. Com ação adstringente, esta solução oftálmica ajuda a reduzir a vermelhidão e a secreção, acabar com a coceira, com o ardor e com a sensação de areia nos olhos.
A vermelhidão ocular se refere à aparência vermelha da parte normalmente branca do olho. O olho parece vermelho ou com sangue devido aos vasos sanguíneos na superfície do olho que se dilatam, trazendo sangue em excesso para o olho.
A vermelhidão nos olhos, geralmente, é resultado da dilatação de vasos sanguíneos conjuntivais. Essa inflamação pode ser uma irritação, infecção ou até um trauma ou presença de corpo estranho (como um cisco, por exemplo).
A Vitamina C é um ativo que tem ação firmadora, clareadora e combate a oxidação celular. Enquanto isso, o Retinol, outro ativo que você pode apostar para o uso na área dos olhos, melhora a textura, diminui as rugas e ameniza a flacidez. Já os ativos clareadores inibem a produção de melanina e diminuem as manchas.
As principais opções de tratamento para a bolsa embaixo dos olhos são:
O melhor tratamento para as alergias da pálpebra é evitar o agente sensibilizante. Mudar para soluções hipoalergênicas, cosméticos ou produtos para o olho tópicas é necessário diante de um quadro alérgico. A aplicação de um creme de corticosteróide tópico moderado por períodos curtos, provavelmente vai ajudar.
A pele de quem sofre com dermatite seborreica fica facilmente irritada até ao lavar o rosto. Lave o rosto com soluções leves, como uma água micelar, mas nunca use sabão, para não piorar a irritação. Os hidratantes nem sempre são bem tolerados. Entretanto, se a pele está tensionada, ela precisa de hidratação.
Os tipos mais frequentes são: 1 – Bacteriana – provocada por uma infecção bacteriana local; 2 – Seborreica – quando há aumento da produção de gordura pelas glândulas palpebrais; 3 – Alérgica – desencadeada por poeira, ácaros e substâncias químicas, como o rímel etc.
Pólen, poeira, pêlos de animais, alguns colírios e soluções para lentes de contato são alguns dos alérgenos oculares mais comuns. Uma reação alérgica a maquiagem também pode provocar o conhecido inchaço nos olhos.