A umidade durante a incubação é fator DETERMINANTE para o desempenho da chocadeira e consequente eclosão. Durante os primeiros 18 dias, a umidade precisa estar entre 55 e 60% e nos últimos 3 dias da incubação ela precisa ser elevada para 65 até 70%.
A chocadeira deve ser aberta para a realização da ovoscopia após 1/3 do período e para reabastecimento da bandeja de água a cada 2 ou 3 dias, porém evite deixar a chocadeira muito tempo aberta até mesmo para a temperatura variar o mínimo possível com “estas aberturas”.
A temperatura ideal para ajustar a chocadeira varia ao longo do tempo de incubação. Nos primeiros 18 dias, a temperatura deve permanecer entre 37,4°C e 37,8°C. Após este período deve haver uma redução gradual da temperatura, podendo chegar até 36,8°C nos últimos dias de incubação.
As ventoinhas podem aquecer a chocadeira Assim, mesmo que a resistência esteja desativada, a temperatura continua subindo se as ventoinhas estiverem ligadas. Para resolver este problema, o recomendado é utilizar ventoinhas 12Vdc.
A temperatura para estocagem é de 12,7o C, e a umidade de 75%. Os ovos estocados devem ser girados no mínimo duas vezes por dia. Os ovos devem ser estocados com a ponta para baixo.
Especificações da lâmpada de led para ovoscópio Tensão: 110-220 Volts; Potência: 6 Watts; Soquete da lâmpada: E27 (padrão brasileiro).
Uma lâmpada de 40KW deve gastar cerca de 25 KW/h por mês que equivale aos 21 dias de incubação, mais 9 dias de aquecimento inicial para o pintinho. Segundo a médica veterinária Eva Hunka para ter sucesso na incubação, a temperatura da chocadeira deve estar estabilizada antes dos ovos serem colocados.
Se você não limpou seus ovos e sua floração está intacta, eles podem ser deixados à temperatura ambiente por pelo menos um mês e eles ainda estarão bem para comer.
24 horas
25 dias
Quanto tempo a galinha leva para chocar os ovos? Que cuidados se deve ter com a ave? R: A galinha bota um ovo por dia, atingindo a média de 13 a 15 ovos em todo o período de postura. Mas há exemplares que chegam a colocar até 20 ovos no total.
21 dias
- Persistindo o choco, há um método popular que consiste em mergulhar a ave em água com temperatura de aproximadamente 2 graus abaixo da temperatura ambiente, molhando suas penas e pele, e depois soltá-la no terreiro junto com as outras.
O choco é uma condição fisiológica das aves caracterizado por uma alteração de sua rotina diária de alimentação, de comportamento, tentando bicar e amedrontar, pelo arrepio das penas e voz ameaçadora, quem se aproxima do ninho. As aves chocas passam a maior parte do dia no ninho sobre os ovos.
Como identificar uma galinha choca? Uma galinha quando fica choca, está esperando que seus ovos eclodam, gerando seus descendentes. Isso provoca reações diferentes na galinha, deixando ela mais agressiva com a aproximação de pessoas. Ela vai se sentar em cima de seus ovos durante todo o dia na tentativa de chocá-los.
A falta de estímulo da galinha para chocar pode ser devido a uma situação de estresse, como mudança de ambiente, ou à herança genética da ave. Caso ela seja mestiça, oriunda do cruzamento com uma ave de raça pura, a ausência do choco ocorre porque algumas variedades de uma única linhagem não têm essa prática.
A galinha choca precisa sair do ninho, diariamente, por dez a 15 minutos. A choca também precisa umedecer os ovos, para isso, ela deve molhar as penas. Os pintos vão nascer após 21 dias de choco. Neste dia, o ninho deve ser coberto, evitando que a galinha saia.
Talvez por pensar que uma galinha vai conseguir botar ovo e servir para abater ao mesmo tempo.
Se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, a produção de carne e de ovos caipiras pode alcançar excelente lucratividade. “As mais indicadas para o sistema caipira de criação são as aves de raças puras, que são as raças americanas e as de linhagens caipiras melhoradas.
As raças de galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas são: New hampshire (vermelho-clara) e a Rhodes Island (vermelho-escura). O professor Pupa explica que, “as poedeiras semipesadas possuem como desvantagens pior conversão alimentar e maior consumo de ração, sendo mais pesadas.
araucanas
Algumas raças de galinhas, como ameraucana e araucana, possuem ovos verdes ou verde-azulados. Há galinhas caipiras com essa mesma característica". A tonalidade mais escura se deve ao maior depósito de pigmentos.
Segundo o veterinário José Roberto Bottura, a causa dos ovos azulados é genética. "Existe um gene recessivo que faz com essa coloração ocorra. Mas é muito raro de acontecer". Seu Gomes conta que as galinhas "especiais" não botam ovos de outra cor.
GLZ - GALINHA DOS OVOS AZUIS - OVOS FÉRTEIS - Criatório Souza Ovos Galados Ovos Férteis Viçosa MG de Galinhas de Qualidade - Galinhas Raça Pura, Produção e Ornamentais!
R$ 8,50.
O macuco, ave ameaçada de extinção que vive na Mata Atlântica, bota ovos de cor azul-esverdeada. Valdir Gonçalves, funcionário da Reserva Natural Salto Morato, no Paraná, teve a sorte de encontrar um desses! Ele é azul para se confundir com as folhas secas do solo, onde a espécie os choca.
O novo ovo caipira da Mantiqueira possui uma tonalidade de azul claro e vem de uma linhagem especial de galinha chamada Azur, que foi desenvolvida na França por algumas empresas de genética de aves. ... Por isso o ovo azul é caipira.