O grupo familiar é a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas que moram em uma mesma casa e que contribuem com rendimentos financeiros para a manutenção desse lar ou que tenham despesas atendidas por esse núcleo. Ou seja: todas as pessoas que moram com você, que contribuem ou não para o pagamento das despesas.
Renda Familiar O terceiro passo da inscrição do ProUni é o Grupo Familiar. Nesta página, você coloca os dados de seus familiares: parentesco (membro da família), nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal. Para cadastrar a pessoa da sua família, basta preencher os dados e clicar em adicionar.
Se você mora com sua família, responda cadastrando cada integrante com sua respectiva renda bruta mensal. O próprio sistema irá fazer as contas e indicar o resultado, “Renda Familiar por pessoa = R$ XXX,xx”. Caso você erre ao preencher algum dado, há a opção de editar as informações.
Alterar dados O sistema do ProUni recupera automaticamente a sua nota no Enem, bem como alguns dados que você preencheu quando se inscreveu no Exame. Caso suas informações de contato tenham mudado desde que você fez o Enem no ano anterior ou algum dado esteja incorreto, você poderá alterá-los.
O candidato que quiser participar da lista de espera tem um prazo para manifestar seu interesse, marcando a opção correspondente na página de acompanhamento de inscrição do ProUni. Pode participar o candidato do ProUni que cumprir os seguintes requisitos: Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares.
O que fazer para entrar na lista de espera do ProUni No prazo determinado (varia de acordo com a edição), o candidato precisa entrar no site do ProUni com seu número de inscrição e senha do Enem mais recente.
Na lista de espera para a segunda opção de curso somente serão aceitos candidatos que não foram chamados na primeira e segunda chamada por falta de formação de turma; candidatos que não tiverem sido chamados para a primeira opção de curso por falta de bolsas; ou ainda candidatos que tiverem sido selecionados para a ...
Como saber o resultado da lista de espera? O site do MEC divulga a data de início da convocação dos candidatos que estão aguardando a lista de espera, mas para que você saiba se foi selecionado ou não, precisa entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual está concorrendo a uma vaga.
Para saber se seu nome está na Lista de Espera e se você foi convocado, basta entrar em contato diretamente com a universidade informada na primeira opção. O candidato deve focar sua atenção nessa etapa do processo para não correr o risco de perder o prazo e, consequentemente, a oportunidade.
Podem participar da lista de espera os estudantes que se inscreveram para o SiSU dentro do prazo regular e não foram convocados em nenhuma das opções de cursos. Até 2018, os aprovados em segunda opção também poderiam participar. O período de inscrições é aberto logo após a divulgação da chamada regular, pela internet.
A seleção se estende por quatro dias. Os resultados são divulgados poucos dias depois, no site oficial do Sisu. Os aprovados são conhecidos logo na primeira chamada. A partir da divulgação dos resultados, quem for selecionado tem um prazo para levar os documentos necessários e fazer a matrícula.
Como funciona a lista de espera do Sisu 2020 Ele utiliza a nota do último Enem como critério de seleção dos candidatos. Na inscrição, o candidato precisa escolher duas opções de vaga. Como exemplo, vamos supor que um participante coloque, como primeira opção, Química na UFRJ e Psicologia na UFMG, como segunda.
Vale lembrar que o Sisu tem apenas uma chamada regular, que será divulgada no dia 16 de abril (a data original era 13, mas foi alterada por causa da prorrogação das inscrições). Estudantes que não passarem em nenhuma das duas opções podem manifestar interesse na lista de espera.
dia 16 de abril
Diferente dos demais processos seletivos, o Sisu segue um padrão rígido e costuma liberar seu resultado às 9 horas da manhã na data estabelecida.
Como se inscrever na lista de espera Passo 1: acesse a página do Sisu e faça seu login. Passo 2: em boletim, escolha uma das duas opções de cursos que já havia se inscrito anteriormente e clique no botão para confirmar. Passo 3: aparecerá uma mensagem de confirmação no processo seletivo.