A esclerose de platôs vertebrais é um termo médico que se refere a um engrossamento ou aumento da densidade nas extremidades superior e inferior de uma vértebra.
Nódulo de Schmorl é uma alteração visualizada em exames de imagem da coluna vertebral que indica a herniação do disco intervertebral para dentro do corpo vertebral.
As articulações interapofisárias são sinoviais, ou seja, têm cartilagem hialina, membrana sinovial, osso subcondral e cápsula articular, estando sujeita a artrose como todas as articulações.
Espondilose degenerativa lombar é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da unidade funcional da coluna, associadas a síndromes clínicas como doença degenerativa discal (DDD), dor discogênica, osteoartrite facetária ou instabilidade segmentar.
Artrose interapofisaria é a artrose dos elementos posteriores da coluna; como toda artrose, uma vez estabelecida, não tem como ser regenerada.
A artrose facetaria ocorre quando a articulação se degenera. Embora possa ocorrer em toda a coluna, é tem maior frequência na região na lombar (parte inferior da coluna). A cartilagem começa a degenerar pelo envelhecimento ou traumas.
As facetas articulares são pequenas articulações que conectam as vértebras na parte posterior da coluna. Também são conhecidas como articulações zigoapofisárias. Sua função principal é proporcionar estabilidade rotacional.
A coluna cervical possui sete vértebras que podem ser classificadas em: atípicas e típicas, as primeiras são as três cervicais, atlas (C1), áxis (C2), e a sétima proeminente (C7), as típicas contém componentes estruturais que são comuns a todas as vértebras: corpo vertebral e arco vertebral, processos transverso, .../span>
C1 ou Atlas é um osso em forma de anel e sustenta o crânio. Seus processos articulares articulam-se com os côndilos occipitais. O atlas não possui processo espinhoso, nem corpo. C2 ou Axis é a mais forte vértebra cervical.
Caracterizam-se pelo grande forame oval, presença de forame transverso e processo espinho bífido. As vértebras C1 e C2 recebem nomenclaturas especiais: atlas e áxis, respectivamente. ... Possuem processo espinhoso não bífido e um corpo vertebral de tamanho médio, com “forma de coração”.