Esse tipo de movimento ocorre quando um corpo é lançado na direção vertical e para cima. O movimento descrito pelo projétil é retardado pela aceleração da gravidade até que ele atinja a sua altura máxima.
Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical. Esse movimento também é um movimento uniformemente variado (M.U.V.) como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade.
Queda livre é o nome dado ao movimento de um objeto que é abandonado verticalmente, de forma que ele percorra uma trajetória em direção ao solo terrestre e sob influência de uma única força física: a gravidade.
Pela deformação (x) produzida pela pedra na lataria do carro é possível se fazer uma estimativa do valor da força durante o impacto se soubermos também a massa (m) da pedra e a sua velocidade (v) em relação ao carro antes do impacto. A força na pedra é aproximadamente: (m . v^2) / (2 . x) .
Para comprovarmos isso precisaremos da função horária do movimento uniformemente variado (MUV). Do MUV temos que: S = S0 + V0. t + a.t2. Nessa equação, S e S0 são, respectivamente, os espaços final e inicial; V0 é a velocidade inicial; “a” corresponde à aceleração e t é o tempo.
Para descobrir o tempo que foi gasto, temos que descobrir a velocidade primeiro. t= 4,03 segundos!! Lembrando que nessas formulas o "a" é de aceleração. Mas como é uma queda livre eu substituo por 9,8 que é a gravidade.
t = v0cosθ. t , podemos determinar o alcance a partir do valor da velocidade de lançamento e do ângulo. Sabemos que o tempo de subida ( ts ) é igual ao tempo de queda (tq), logo o tempo total desde o lançamento até a queda é tt = 2. ts.
Para calcular a altura da criança quando for um adulto, basta somar as alturas do pai e da mãe, dividir por 2 e, se for menina, subtrair 6,5 e, se for menino, somar 6,5 cm. Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade.
O alcance será o máximo possível quando o ângulo de lançamento for igual a 45°. Como o ângulo é multiplicado por dois na equação do alcance, o seno calculado será o de 90°, que corresponde ao máximo valor de seno possível, assim o alcance será o máximo possível.
Qual seria a altura máxima atingida pela bola? Aplicando a Equação de Torricelli, v^2 = v_0^2 + 2 \cdot A \cdot \Delta sv^2 = v_0^2 + 2 \cdot A \cdot \Delta s, vamos obter o valor 7,2 metros para a altura máxima atingida pela bola.
Qual foi a altura máxima atingida pela bola? 30 m.
5 metros
A altura máxima atingida para um projétil cuja trajetória pode ser descrita pela função h(x) = -6x² + 15 é 15 metros. Observe que a função h(x) = -6x² + 15 é da forma y = ax² + bx + c. Sendo assim, temos que a função h é uma função do segundo grau incompleta.
Para descobrir a altura máxima que um projétil pode alcançar, a partir da função que representa sua trajetória, basta calcular o valor máximo dessa função com relação ao eixo y, ou seja, a coordenada y do vértice. A altura máxima que esse projétil pode atingir é de 5 metros.
Medida da trajetória