Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".
São animais exclusivamente marinhos e a grande maioria das espécies é bentônica, isto é, vivem associados ao sedimento. São animais de vida livre e povoam desde a região entre-marés até as grandes profundidades oceânicas.
São animais subterrâneos, que escavam tuneis e galerias à procura de abrigo, humidade e alimento. Esta espécie ocorre em diferentes habitats, como jardins, zonas agrícolas, florestas, bosques, etc..
Anelídeo
Os anelídeos são um filo de animais invertebrados que não possuem vértebras, ou seja, eles não possuem uma coluna vertebral, como a de humanos, cães, etc. Tratam-se de animais com um corpo mole e que apresenta segmentação, fator que é exatamente o que todos os anelídeos têm em comum./span>
Oligochaeta (do grego ὀλίγος "pouco" e χαίτη "cerda"; "poucas cerdas") é uma subclasse de Clitellata que compreende cerca de 5000 espécies, a maioria vivente em água doce ou ambientes terrestres. Cerca de 200 espécies invadiram com sucesso águas salobras e marinhas.
Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que ajudam na locomoção) e nem cabeça diferenciada do restante do corpo. Poliquetas: Possuem muitas cerdas em cada anel. ... Os poliquetos são carnivoros. Aquetas: Também chamados de hirudíneos, não possuem cerdas e apresentam ventosas que ajudam na fixação e locomoção./span>
Os poliquetas, oligoquetas e hirudíneos são classes de animais anelídeos. São os anelídeos que possuem como principal característica a existência de muitas cerdas (parapódios) nas regiões laterais do corpo. ... Os poliquetas, ao contrário dos oligoquetas, não possuem clitelo.