Os Erros de Método são inerentes aos métodos e/ou aos procedimentos aplicados. São provavelmente os mais sérios dos erros sistemáticos porque são os mais difíceis de serem detectados. Por exemplo, sabemos que por mais 'insolúvel" que seja, uma substância possui uma solubi- lidade finita.
Se a estatística é uma porcentagem, a margem de erro máxima pode ser calculada como o raio do intervalo de confiança para uma porcentagem de 50%. A margem de erro tem sido descrita como uma quantidade absoluta, igual ao raio do intervalo de confiança para a estatística.
Balão volumétrico. Pois ele possui um único volume, sendo assim, mais exato. É uma vidraria muito precisa para fins quantitativos, já que ela apresenta em seu gargalo (pescoço) um menisco (marcação), onde pode-se observar com facilidade a concavidade da água e definir o volume com maior precisão.
É a diferença entre o valor exato de um determinado número e o seu valor aproximado. É a razão entre o erro absoluto e o valor aproximado de um número.
Entende-se como precisão a proximidade entre os valores obtidos pela repetição do processo de medição, ou seja, é a tolerância do erro de medição para determinado medidor.