EQST

Quais So Os Elementos Que Compem Um Projeto Poltico Pedaggico?

Quais são os elementos que compõem um projeto político pedagógico?

A autora aponta como elementos básicos: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.

Quais são os elementos constitutivos do projeto político pedagógico?

Elementos constitutivos do ppp

  • Preparação.
  • Elaboração do plano global de médio prazo: marco referencial; diagnóstico; programação; revisão geral.
  • Elaboração de planos setoriais.

Quais são os princípios norteadores do projeto político pedagógico?

82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério.

Quais são os princípios que norteiam a gestão pública democrática?

Assim, a gestão democrática é definida com os princípios de integração do sistema/escola com a família, comunidade e sociedade, descentralização, participação democrática no processo educacional, maioria dos professores em colegiados e comissões. Mas, a gestão democrática não está restrita apenas as unidades escolares.

Quais são os princípios da gestão democrática?

A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.

Quais são os princípios da gestão escolar?

Os 7 pilares da gestão educacional

  • Gestão pedagógica da escola.
  • Gestão administrativa da escola.
  • Gestão financeira da escola.
  • Gestão de recursos humanos da escola.
  • Gestão da comunicação da escola.
  • Gestão de tempo e qualidade do ensino.
  • Otimização de tempo e processos.
  • Eliminação do retrabalho.

Quais são os sete princípios da gestão democrática?

Igualdade, liberdade, pluralismo gratuidade, valorização, valorização dos profissionais de ensino e garantia de padrão de qualidade são os outros seis princípios que a Constituição articula à gestão democrática do ensino. Este princípio constitucional estabelece uma das garantias do direito à participação.

Quais princípios caracterizam uma gestão democrática na escola?

A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. ... Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.

Qual é o objetivo da gestão democrática?

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.

É um princípio Constituidor da gestão democrática?

É um princípio constituidor da gestão democrática: a) a consulta pública para a constituição da equipe gestora das instituições de educação básica. ... e) a gestão da escola a partir de conselhos deliberativos constituídos por pais, professores e alunos.

Qual a importância da gestão democrática na escola?

A gestão escolar democrática, além de fortalecer os vínculos da comunidade escolar, potencializando o processo de ensino aprendizagem dos alunos, também consegue atuar em pontos de atenção dos colégios.

O que é gestão democrática e participativa na escola?

O que é a gestão democrática e participativa? Na gestão participativa, a escola é vista como um espaço coletivo. Isso significa que todos devem se comprometer e ser responsáveis pelas decisões tomadas pela instituição sobre diversos setores do sistema escolar.

O que é necessário para que a gestão democrática aconteça de fato?

A gestão democrática deve ser concebida como participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar (pais, professores, estudantes e demais funcionários) na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos de tomadas de decisões.

Porque a gestão deve ser considerada como um processo político?

A gestão é um ato político e pedagógico, e representa uma dimensão condicionante para a qualidade (PARO, 2002). ... A gestão deve se expressar por um compromisso pedagógico que considere a heterogeneidade social e cultural do aluno, promovendo atos políticos e processos que visem sua formação.

Quando surgiu a gestão democrática na escola?

A gestão democrática no Brasil foi institucionalizada como um princípio legal - regra básica adotada pelas legislações a serem vivenciadas tanto pela população como pelos governantes - através da Constituição Brasileira no ano de 1988, em seu artigo 206, inciso VI, onde reza que essa nova forma administrativa escolar ...

Como surgiu a gestão escolar no Brasil?

Origem Normativa No Brasil, um marco normativo foi a Constituição Federal de 1988 que institucionalizou a “Gestão Democrática do Ensino Público”, sendo dessa forma assegurada como o princípio da educação pública.

Como era a gestão escolar antigamente?

A unidade escolar era organizada de “fora para dentro”. Conforme Mello (1993) o poder de decisão da equipe escolar, nesta época, era praticamente inexistente sobre seus objetivos e até sobre a estrutura e organização pedagógica e de equipe escolar.

Quem são os responsáveis pela gestão escolar?

Professores, agentes educacionais I e II, estudantes, seus pais e/ou responsáveis devem, portanto, estar presentes nas estratégias de gestão da escola. Quem é responsável pela gestão escolar? A gestão escolar cabe à direção, direção auxiliar e equipe pedagógica que, juntas, formam a equipe gestora.

Quem faz parte da equipe administrativa da escola?

A Equipe Administrativa é composta por Secretaria e Serviços Gerais. A Secretaria é o setor que tem a seu encargo todo o serviço de escrituração escolar e correspondência deste Estabelecimento de Ensino. Os serviços da Secretaria são coordenados e supervisionados pela direção, ficando a ela subordinados.

Qual é o papel do diretor da escola?

O diretor escolar tem o papel de cuidar das burocracias administrativas da instituição. E para que ele consiga exercer bem esta função, precisa conhecer a fundo todas as normas do ensino educacional, assim como as instruções e portarias referentes a esse sistema.

Qual o papel da equipe gestora na escola?

Fundamentalmente é o gestor que convida a comunidade escolar a participar de um projeto coletivo; é ele que mobiliza as pessoas e as articula a construir colaborativamente as normativas, a função social e os processos da escola. ...