O Material Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas.
O material dourado é confeccionado em madeira ou eva, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher na Itália a formar-se em medicina. Quando encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento. Desenvolveu, então, um método e material apropriado de ensino.
Como confeccionar seu próprio material dourado
Professor, o Material Dourado também poderá ser utilizado na compreensão das operações de subtração. Ao se fazer a subtração, utilizando o Material Dourado, pode-se primeiro subtrair as placas, depois as barras e então os cubinhos.
Montamos três grupos de dois quadradinhos (Que representam as unidades no material dourado), e pedimos para a criança contar. Ao chegar ao resultado, 6, peça para a criança colocar seis quadradinhos ao lado da multiplicação, para visualizar o resultado.
Portanto, chegamos à regra de multiplicação: mais com mais dá mais, menos com menos dá mais e mais com menos dá menos. A DIVISÃO, enfim, segue a regra de sinal da multiplicação. mais com mais dá mais, menos com menos dá mais e mais com menos dá menos. Em suma, com sinais iguais, o resultado será positivo.
Em uma divisão, sempre que o divisor é maior do que 10, é necessário construir uma parte da tabuada desse divisor para viabilizar essa operação. Esse procedimento pode ser feito mentalmente ou por escrito, mas sempre é feito. Em outras palavras, para aprender a dividir, é indispensável saber multiplicar.
Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.
Trata-se de um sistema de multiplicação com linhas. Ele consiste em desenhar linhas paralelas e perpendiculares para representar os dígitos dos números a serem multiplicados. Por exemplo: 23 x 41. Desenhamos duas linhas paralelas para representar o 2, e outras três linhas paralelas para representar o 3.
Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:
Consequentemente, a maneira mais fácil de como aprender a tabuada. Para início, é necessário desenhar um grande quadrado, contendo 11 linhas e 11 colunas. No primeiro quadrado, coloque um X e, ordenadamente, escreva de 1 a 10 em cada quadrado, repetindo o mesmo na primeira coluna.
Deixe que a criança escolha os jogos e deixe-a à vontade durante esse momento. Incentive também a criança a criar o seu próprio jogo de tabuada. É um grande estímulo ao aprendizado e outras capacidades, como a concentração e criatividade. Sem contar que você e seu filho viverão momentos únicos.
É preciso trabalhá-las ao mesmo tempo para que os alunos possam relacioná-las. Usar músicas para tornar a aula divertida. As atividades devem ser desafiadoras para os alunos entenderem a tabuada. Tomar a tabuada.
Prática
Começar pelas tabuadas mais simples, por exemplo, a do 2, do 5 e do 10, pode ser uma boa maneira de aprender a memorizar as tabuadas. Uma forma de saber a tabuada do nove é realizar essa conta pela união do número anterior do que está sendo multiplicado, com o outro que falta para chegar no nove.
Esta é uma maneira simples de efetuarmos multiplicações (de 1 a 10) por 9. Devemos considerar os dedos contando da esquerda para a direita e numerando-os seqüencialmente de 1 a 10. Então, basta baixarmos o dedo correspondente ao número que queremos multiplicar por 9, e teremos o resultado.
O dedo indicador se torna o número 1; o polegar agora representa o número 5. Para números acima de cinco, o número apropriado de dedos da outra mão é colocado contra a palma da mão. Por exemplo, o número 7 é representado pelo índice e o dedo médio pressionados contra a palma da mão aberta.
Polegar — também vulgarmente conhecido como "dedão", "positivo" ou "mata-piolho"; Indicador — também vulgarmente conhecido como "apontador" ou "fura-bolo"; Médio — também vulgarmente conhecido como "dedo do meio", "pai-de-todos" ou "dedo maior".
Dedos da mão
Resposta. sendo 5 em cada mão.