As principais características da escolástica são a sua dedicação à criação de uma filosofia cristã, deixando de lado, em partes, o caráter propriamente teológico da doutrinação, centrando-se no ensino e na valorização da filosofia. ... Muitos filósofos cristãos dessa escola estudaram obras dos gregos, por exemplo.
A Escolástica tinha como objetivo conciliadar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega (razão aristotélica e platônica). Colocando ênfase na dialética para ampliar o conhecimento por inferência e resolver contradições.
Nesse método de aprendizagem diversas disciplinas estavam inseridas no currículo, as quais estavam divididas em:
Baseado na filosofia aristotélica, Tomás de Aquino desenvolveu as Cinco Vias que Provam a Existência de Deus, uma espécie de regressão causal que, em todos os casos (nos cinco argumentos), Deus é o princípio. As cinco vias são dispostas desta maneira: O movimento do motor primeiro: em todo o universo, há movimento.
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.
A prova é magistralmente simples. Ela consiste em mostrar que, porque existe em nós a simples ideia de um ser perfeito e infinito, daí resulta que esse ser necessariamente tem que existir. Descartes conclui que Deus existe pelo facto de a sua ideia existir em nós.
Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.
Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, o autor descreve o funcionamento deste ato, situando seu início na impressão causada pelos sensíveis nos sentidos, e o papel do intelecto agente para a formação do conhecimento.
Tomás de Aquino foi monge dominicano e grande estudioso da Filosofia grega. Defendeu a união entre a fé e a razão. Tomás de Aquino foi um padre e professor católico medieval, representante do período escolástico da Filosofia. Aquino foi aluno de Alberto Magno, escolástico que o apresentou à Filosofia de Aristóteles.
São Tomás de Aquino tem grande importância para o cristianismo, pois ele foi um frade que escreveu obras como preces e sermões, além de comentários cristãos. Também deixou legado para a Teologia e Filosofia. Foi o precursor do tomismo e teve Aristóteles como sua maior influência.
A verdade, em Santo Tomás, configura-se como a relação de adequação da coisa e do intelecto. ... Portanto, é o homem inteiro que deve conhecer a verdade, ele não é mutilado reservando somente à razão ou aos sentidos tal processo.