O DPS é um equipamento desenvolvido para detectar a presença de sobretensões temporárias na rede de energia elétrica e direcioná-las para o sistema de aterramento antes que elas atinjam a rede interna do imóvel e, por consequência, os equipamentos eletroeletrônicos.
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
O DR – Interruptor Diferencial Residual – protege contra choques provocados pelo vazamento de corrente na instalação. Já o DPS- Dispositivo de Proteção Contra Surtos Atmosféricos – se desliga quando é percorrido pela descarga elétrica de um raio.
Quando está caindo uma chuva muito forte, as pessoas têm o costume de desligar todos os aparelhos eletrônicos e retirá-los da tomada, para evitar que aconteça o surto elétrico. Esse fenômeno provoca a queima de dispositivos elétricos e eletrônicos, devido à descarga elétrica.
Para saber se existe fuga de corrente no imóvel, basta fazer um teste que é muito simples: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as luzes. Depois cheque se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou se o seu display (modelos mais novos) não registra o consumo.
Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.