No seu habitat natural, os peixes costumam se alimentar de outros animais aquáticos de tamanho menor como larvas ou invertebrados. A maioria são carnívoros, mas existem algumas espécies que se alimentam de plantas e algas.
Peixes carnívoros: alimentam-se principalmente de outros animais, como crustáceos, anfíbios, insetos e peixes menores. Exemplos: oscar e betta; Peixes herbívoros: alimentam-se de alimentos de origem vegetal, como plantas, assim como de algumas algas.
O caju tem despontado como uma boa opção nutricional para a alimentação de peixes
Vegetais. Já os peixes classificados como herbívoros apreciam vegetais como algas e até mesmo os que vão à nossa mesa, como chuchu e cenoura. ... Elas mesclam comida à base de frutas, sementes e folhas com pequenos peixes, micro-organismos e insetos. São exemplos de onívoros a tilápia, o lambari, o pacu e o tambaqui.
Não dê muitas frutas ou legumes para o peixe. Eles precisam de vegetais, mas também precisam de proteínas e vitaminas, todos componentes encontrados nas rações.
A alimentação dessa espécie deve ocorrer três vezes por semana, em média. Assim como outros tipos de peixe, alimentar o betta mais que o necessário pode ser perigoso. Ofereça ração específica para ele e em porções pequenas e reguladas.