Quais So Os Livros Mais Difceis Do Mundo?

Quais so os livros mais difceis do mundo

»» trecho do artigo “The Top 10 Most Difficult Books”, escrito por Emily Colette Wilkinson & Garth Risk Hallberg, publicado em 03/08/2012 no Publishers Weekly ««

Sobre a Terra Somos Belos por um Instante (2019) - Ocean Vuong

Dez contos fazem parte deste aclamado livro do autor estadunidense George Saunders. As histórias curtas são repletas de reflexões pessoais, fluxos de consciência e passagens muito esquisitas e surrealistas que podem confundir o leitor, mas no bom sentido. Tudo isso, para revelar de maneira bastante peculiar reflexões sobre temas importantes.

Originárias do sul indiano e do médio oriente, As Mil e Uma Noites reúnem histórias do folclore e da tradição popular que antecedem o século IX. A obra teve várias versões; no ocidente, ficou conhecida através da tradução do francês Antoine Galland, publicada em 1704.

Na obra, ele faz um pacto com o demônio Mefistófeles, trocando a própria alma pelo acesso ao conhecimento. Goethe parece metaforizar a angústia do ser humano que busca o avanço, apesar das limitações do seu tempo.

3. Memórias póstumas de Brás Cubas (1881)

3. Memórias póstumas de Brás Cubas (1881)

O escritor estadunidense James McBride apresenta nesta novela acontecimentos que se deram em setembro de 1969 nas periferias do Brooklyn. O autor apresenta de maneira vívida a vida das pessoas afetadas após um tiroteio em uma área predominantemente habitada pela comunidade afro-americana e latina.

Parte da valiosa herança da Grécia Antiga, a Odisseia de Homero é uma das obras mais influentes de toda a literatura ocidental. Seguindo o trilho de Ulisses depois da Guerra de Troia acabar, o poema épico narra as aventuras do herói que apenas tenta regressar a casa.

Vencedor dos prêmios Jabuti e Oceanos em 2020, este é um dos livros mais vendidos nos últimos anos. O romance do baiano Itamar Vieira Junior conta a história das irmãs Belonísia e Bibiana, que vivem numa fazenda em condições de servidão. Em troca de um lugar para dormir, elas aram a terra, sem receberem salário. A partir desta narrativa, a escravidão e o racismo são abordados, numa análise crítica da realidade brasileira.

3 Replies to “Os top 10 livros mais difíceis”

Vencedor do prestigiado Prêmio Jabuti em 2022, “O Som do Rugido da Onça” é um romance histórico da escritora pernambucana Micheliny Verunschk. Com toques de poesia e investigações jornalísticas, a história é centrada no sequestro de duas crianças indígenas que foram levadas para a Europa no século XIX. Um romance épico e revelador sobre a triste realidade dos povos nativos do nosso país.

Os conhecedores recomendam para clareza e não nebulosidade: - filosofia: Bergson; -história: Jaeger; antropologia: Campbell; crítica: A. Reyes; etc. O mau gosto não exagera o exótico ou o churrigueresco.

Escrito pela chilena Isabel Allende, esse é seu livro mais famoso. Com muita inteligência e criatividade a escritora nos conta uma história cheia de fabulações, mas que traz uma atmosfera real.

Deacon King Kong (2020) - James McBride

Deacon King Kong (2020) - James McBride

Passado no mar, o livro conta a história de um navio baleeiro que persegue e ataca várias vezes um cachalote sem conseguir matá-lo. Com descrições sobre a caça de baleias e a obsessão pelo animal, a obra também problematiza temas como a divisão de classes e até a existência de Deus.

Gustave Flaubert (1821–1880) foi um grande romancista e contista francês que marcou a literatura internacional com as suas obras caracterizadas por uma visão realista e crítica da sociedade.

Ao explorar essa lista, convidamos você a se aventurar em uma jornada literária extraordinária, descobrindo obras icônicas e conhecendo os autores por trás delas. Vamos mergulhar em mundos imaginários, explorar períodos históricos fascinantes, questionar a sociedade, refletir sobre a condição humana e experimentar as emoções que só a literatura é capaz de evocar.

9. O Livro do Desassossego (1982)

A narrativa conta a história de Santiago, um pescador cubano já idoso, que enfrenta dificuldades financeiras. Durante uma das suas viagens pelo mar, ele acaba travando uma batalha de dias contra um peixe de enormes dimensões, até conseguir capturá-lo.

Cruzando os destinos de cinco núcleos familiares da aristocracia russa com comentários sobre os eventos históricos que ocorreram, a obra cativou os leitores e alcançou um grande sucesso.

A literatura é uma das formas mais poderosas de expressão e tem o incrível poder de transportar leitores para mundos distintos, despertando emoções, reflexões e oferecendo uma janela para diferentes culturas e experiências. Ao longo dos séculos, inúmeros livros marcaram a história da humanidade, conquistando leitores ao redor do mundo e se tornando verdadeiros fenômenos editoriais. Neste artigo, vamos explorar os 60 livros mais vendidos de todos os tempos, uma seleção abrangente que nos permite viajar através do tempo e das páginas, mergulhando em narrativas fascinantes que conquistaram a imaginação e o coração de milhões de pessoas ao redor do globo.

19. Dom Quixote (1605—1615)

A escritora irlandesa Sally Rooney é considerada a voz da geração millenium e seu aclamado livro, Pessoas Normais, é a prova disso. A história envolve dois personagens do ensino médio. Connell é o clássico prodígio do time de futebol e sua mãe trabalha como empregada na casa de sua colega de escola Marianne. Eles acabam escondendo a relação que possuem, mas anos depois, quando estão em Dublin estudando na Universidade, seus destinos serão traçados novamente.

(O post traz apenas a lista, leia o artigo completo, para saber o que faz desses os livros mais difíceis.)

4. Cem Anos de Solidão (1967)

O Rei Lear, uma de suas obras-primas, é uma tragédia inspirada no folclore britânico que conta a história de um rei que foi traído por duas de suas filhas, motivadas pela ganância.

Foi lançada pela primeira vez em 1881 pelo carioca Machado de Assis e inovou a forma de narrativa ao trazer como protagonista um personagem que conta sua vida após a morte, um "defunto-autor".

Graça Infinita, de David Foster Wallace

Graça Infinita, de David Foster Wallace

Raphael T. A. Santos é apaixonado por SciFY e literatura, tendo estado presente nas primeiras edições das antologias do Grupo Editorial Andross, com 6 contos, possuindo também uma publicação na antologia Rupturas, produzido no âmbito do Curso de Introdução à Escrita Criativa, coordenado pelo autor Tiago Novaes e, de forma independente, o conto de terror cósmico, Umidade, e atualmente escreve suas crônicas, tópicos de escrita criativa, carreira literária e marketing no site Escrita Selvagem. Publicou o seu primeiro livro de romance, Mãe de Sal, em 2021. Frágil como Origami é o seu segundo livro.

Conhecido principalmente pela inteligência fora do vulgar e pela capacidade de retórica, Ulisses se torna, nesta obra, um exemplo da resiliência do ser humano perante as maiores adversidades.