Alguns médicos acreditam que o entupimento das artérias (processo também denominado endurecimento das artérias ou aterosclerose) pode ser a causa dessa inflamação, mas também pode ser o tabagismo, a obesidade, fatores hereditários, traumas ou outras doenças.
Alguns médicos acreditam que esta inflamação pode ocorrer por conta de artérias entupidas (aterosclerose), mas esta também pode estar ligada à hereditariedade, traumas ou outras doenças.
Causa. O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo com o passar do tempo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes na cabeça).
O principal sintoma da ruptura de um aneurisma cerebral é a dor de cabeça muito forte, e sempre súbita, geralmente descrita pelos pacientes como “a pior dor de cabeça da vida”, ocorrendo muito intensa de um minuto para o outro, muitas vezes associada a uma sensação de mal-estar, suores frios, náuseas e vômitos, ou até ...
Tipos de aneurisma
Aneurismas (CID 10 - I71) são dilatações que surgem nas paredes de um vaso sanguíneo, geralmente artéria e em qualquer parte do corpo. Essa dilatação é causada por inúmeros fatores de risco, como doença aterosclerótica, hipertensão arterial, fatores genéticos.
O exame mais usado para identificar um aneurisma cerebral é a angiografia por subtração digital, um procedimento realizado no hospital. Consiste no uso de um cateter, inserido na virilha. Ao chegar no cérebro, insere-se um contraste para mapear as artérias e visualizar o aneurisma.
O aneurisma cerebral surge quando há uma região enfraquecida na parede de um vaso sanguíneo. Um aneurisma pode estar presente desde o nascimento (congênito) ou pode se desenvolver mais tarde, como depois que um vaso sanguíneo é lesionado.
O exame mais usado para identificar um aneurisma cerebral é a angiografia por subtração digital, um procedimento realizado no hospital. Consiste no uso de um cateter, inserido na virilha. Ao chegar no cérebro, insere-se um contraste para mapear as artérias e visualizar o aneurisma.
As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido a noites mal dormidas, excesso de estresse, cansaço, desidratação ou resfriados, sendo na maioria das vezes indicativa de enxaqueca ou dor de cabeça tensional, por exemplo.
Cefaleia primária em facadas é um tipo de dor de cabeça descrita como episódios de dor aguda localizada, que ocorrem na região da face ou cabeça, sentidos como uma pontada única ou em série, com duração de poucos segundos.
A enxaqueca corresponde à dor forte de cabeça que dura entre 3 a 72 horas podendo ser recorrente. Essa situação é bastante desconfortável e pode ser desencadeada por diversos fatores, incluindo uso excessivo de medicamentos analgésicos, consumo excessivo de cafeína ou alterações neurológicas.
A pontada na barriga é a sensação de dor na região abdominal que aparece por causa de condições relacionadas ao consumo de alimentos ricos em carboidrato e lactose, por exemplo, que levam à produção de gases intestinais em excesso ou prisão de ventre.
Muitas vezes, essas pontadas podem ser sinal de que o bebê está encaixando, ou mesmo da pressão que o bebê faz com seus movimentos. Dói, mas vale muito a pena!
A dor abdominal no lado direto pode ser simplesmente a distensão do intestino por gases, uma situação comum que pode afetar pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos. Normalmente essa dor é forte, em forma de pontadas e surge depois de uma refeição.