Na história da ciência, chama-se Revolução da Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. ... A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Teologia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático.
1 Tese da neutralidade temática: a ciência é neutra porque o direcionamento da pesquisa científica, isto é, a escolha dos temas e problemas a serem investigados, responde apenas ao interesse em desenvolver o conhecimento como um fim em si mesmo.
O que é ciência e o que não é ciência. É o saber produzido através do raciocínio lógico aliado à experimentação prática, caracterizando-se por um conjunto de paradigmas para a observação, identificação, descrição, investigação experimental e explanação teórica de fenômenos.
Resposta. Resposta: Podemos dizer que a História não é neutra pois ela é uma atividade interpretativa realizada por uma pessoa que, mesmo que seja profissional, não está completamente desligada da realidade política, sendo a História, em maior ou menor grau, influenciada por nossas concepções particulares.
Sustentar a neutralidade da Ciência é negar o seu caráter cultural, porque se produz em determinadas condições culturais e é marcada pela existência de valores. ... Também o cientista jamais pode dizer-se neutro, a não ser por ingenuidade ou por uma concepção mítica do que seja a ciência." (JAPIASSU, 1975, p. 10-11).
Weber
A ideologia entendida como visão de mundo sempre estará presente no processo científico e seria muito ingênuo aceitar a hipótese de neutralidade dos intelectuais. Neste sentido, não é possível ao intelectual escapar da ideologia, seu conhecimento sempre estará ideologicamente situado.
Não, por que a neutralidade é um mito. Desde a realização de um experimento há interesses políticos, econômicos, sociais... embutidos, não existe uma imparcialidade pois existe uma interpretação , que pode ser baseada por vários fatores influenciadores : religião, política, etc..
Nesses termos, a neutralidade possível ao Juiz é aquela que representa a "suspensão do juízo" e o encontro com a essência, ação que o desloca de sua posição de poder e o auxilia a perceber o calor das angustias das partes, subjacente à frieza dos autos.
De acordo com a concepção tradicional em filosofia da ciência, que comumente é associada ao positivismo (muito embora não se restrinja a ele) 1, a ciência moderna (básica) geraria produtos teoréticos “neutros”, ou seja, o tipo de conhecimento alcançado através da atividade científica estaria completamente isento de ...