A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças.
Estudo de grupos e instituições sociais, processos culturais e dinâmica espacial no contexto urbano contemporâneo, com ênfase tanto nas territorialidades, movimentos sociais e discussões sobre processos de requalificação urbana, quanto na análises de redes de sociabilidade, juventude e lazer.
A antropologia, estudando as relações humanas, pode descobrir vários tipos de ética e de cidadania, contudo é exatamente este estudo que a faz detentora de um saber humano que pode ajudar na construção da ética e da cidadania, utilizando-se dos seus saberes para empreender uma condução ética e cidadã para os povos.
Emprego de métodos quantitativos de análise que sejam compatíveis com a área do direito. Comparação e contemplação entre o direito e a etnologia. Estudo limitado às tradições ligadas ao direito dos povos minoritários.
A antropologia estuda o comportamento humano mais no nível individual, enquanto a sociologia se concentra mais no comportamento de grupo e nas relações com as estruturas e instituições sociais.
Etnicidade é o conjunto de características comuns a um grupo de pessoas, que as diferenciem de outro grupo. Segundo Riesman, etnicidade é a autoconsciência da especificidade cultural e social de um grupo particular, ou seja, o fato de se pertencer a um grupo culturalmente ligado. ...
Significado de Etnicidade substantivo feminino Condição ou sentimento de pertença ou de identificação com um grupo étnico. ... Etimologia (origem da palavra etnicidade). étnico + idade.
A etnicidade constitui-se como fenômeno essencialmente social, pois é um processo contínuo de transmissão cultural entre diferentes gerações a partir do contato e da participação no meio social em que a etnia se configura.
Analisa situações diversas em que a lógica de constituição de grupos étnicos se faz presente. Trata do debate sobre raça e etnia através do estudo sobre o negro, o indígena e o imigrante em diversos contextos.
Pode-se definir o etnocentrismo como uma atitude individual ou coletiva que coloca a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção do mundo, sem necessariamente conduzir à crença de que a sua própria raça ou grupo étnico são superiores aos demais povos e raças que compõem a ...
A etnicidade é a consciência de estar em uma etnia, e a identidade é o conjunto de características que o diferencia das demais pessoas.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes. ...
Ou seja, a construção da identidade ocorre de forma gradativa no contexto relacional e, é considerada como um processo contínuo. É, assim, através da socialização que os indivíduos vão adquirindo novas maneiras de agir e pensar ativando a sua identidade pessoal e coletiva.