A bomba de amostragem pessoal consiste em um equipamento portátil utilizado para coletas de amostras do ar para análises de higiene ocupacional. Podem ser coletados os mais diversos contaminantes que possivelmente causam riscos à saúde do trabalhador.
Amostragem para análise de alimentos Devem-se retirar várias amostras, colhidas em diferentes pontos do local de interesse, que serão homogeneizadas formando uma amostra média, de onde podem ser retiradas amostras parciais, antes que sejam enviadas ao laboratório.
O método de preparação utilizado dependerá do tipo de amostra. O material coletado deve ser preparado em local apropriado e equipado para esta finalidade. Normalmente a atividade de preparação inclui o recebimento, o registro, o pré-acondicionamento, a secagem, a moagem, o acondicionamento e a rotulagem das amostras.
1. Separação química e purificação de acordo com o tipo de amostra, com o objetivo de suprimir o carbono externo e/ou isolar a fração de carbono de interesse; 2.
A profundidade de cada furo varia de acordo com a necessidade de cada cultura. Deve-se tomar muito cuidado, para não coletar em nenhum ponto que possa apresentar vestígios de fertilizantes ou corretivos. Caso aconteça todo seu serviço será em vão, pois a amostra estará comprometida.
Isso é feito em 2 etapas. Primeiramente, é coletada a amostra dentro dos primeiros 20 cm de profundidade; em seguida, o trado é aprofundado até que se chegue a 40 cm e, então, seja coletada a nova amostra. Após a coleta das 20 a 30 amostras elas são misturadas com bastante cuidado, para formar uma mistura homogênea.
Amostras que possam ser transportadas a temperatura ambiente devem ser enviadas em caixa de papelão, que deverá ser protegida de excessivo calor ou frio, ou luz. 4. Nos dois casos é preferível que a amostra esteja em sua embalagem original ou em sacos plásticos esterilizados, lacrados e identificados.