Tal qual as obras de outros poetas simbolistas, seus escritos estão repletos de figuras de linguagem: metáfora, aliteração, sinestesia, etc. Dentre os temas mais abordados pelo autor estão o amor, o sofrimento, a sensualidade, a morte, a religião, além de temas associados ao abolicionismo.
Enquanto a poesia Romântica sonha ascender aos céus e descreviam o paraíso, os simbolistas, embora também espiritualizados, viam o mundo como sua única morada. A morte era o fim de tudo e não o começo.
Quanto ao Simbolismo, assinale a alternativa correta. A. O objetivo declarado dos poetas desse movimento literário era um só: desenvolver a beleza formal à poesia, eliminando o que consideravam os excessos sentimentalistas românticos que comprometiam a qualidade artística dos poemas.
(F. Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam: engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente. a idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. Movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas.
O simbolismo foi uma tendência literária que nasceu na França, com as teorias estéticas de Charles Baudelaire, e floresceu principalmente na poesia, em diversas partes do mundo ocidental, no final do século XIX.
O simbolismo no Brasil começou em 1893 com a publicação das obras de Cruz e Sousa: Missal (prosa) e Broquéis (poesia). Esse movimento permanece até o ano de 1910, quando se inicia o Pré-Modernismo.
O Simbolismo começou em 1857 com a publicação de As flores do Mal, de Charles Baudelaire (1821 – 1867). Esteticamente, os simbolistas se opuseram às propostas do Realismo na Europa. Em Portugal, o movimento iniciou-se com o livro Oaristos (1890), de Eugénio de Castro (1869 – 1944).
Literatura. O Simbolismo no Brasil (1893-1902) é representado, principalmente, pelos autores Cruz e Sousa (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). ... Já Alphonsus de Guimaraens possui uma poesia marcada pela forte religiosidade e morbidez.
Os simbolistas estão mais preocupados com o “eu” do que com a questão do amor; Imprecisão e intuição: os poemas desse movimento literário sempre trabalharão com símbolos, o que faz com que eles sugiram imagens para que o leitor possa compreende-la de acordo com a sua experiência de mundo.
A poesia simbolista utilizava uma linguagem contrária ao objetivismo do Realismo. Assim, sugeria a realidade se utilizando de símbolos, metáforas, sinestesias e recursos sonoros. O objetivo era reproduzir o mundo interior, sem lógica, anti-social e intuitivo. O Parnasianismo defendia o princípio da "arte pela arte".
Resposta. Temas do subconsciente, como exemplo sonhos durante o sono.