Instalado na cabeça do pistão, o anel é a peça que encosta na parede do cilindro. É através dele que o óleo do motor e os gases da combustão podem ser vedados, evitando que entrem em contato com o resto do motor.
Rode as juntas dos anéis do pistão pronto para montagem de modo a que fiquem a cerca de 120° entre si. Elas ajudam o pistão ou os anéis na primeira partida do motor. Motivo: a compressão é um pouco inferior na primeira partida do motor, pois os anéis de segmento ainda não estão amaciados.
Com os anéis fora, meça a altura axial (essa é a espessura do anel) e a largura radial (a largura do anel da borda externa até a borda interna) do conjunto do anel de óleo com um conjunto de paquímetro ou um micrômetro, o que você tiver acesso fácil.
Se o cilindro estiver com medida 0,25 provavelmente o 0,50 cobre o degrau. Se ele estiver em medida STD, original, o 0,25 deve cobrir o degrau mas o melhor é deixar a oficina de retífica verificar para você.
Os anéis de segmento são peças feitas em formato cilíndrico e muito importantes para o funcionamento correto desses motores. ... O terceiro anel raspa o excesso de óleo, e também gera uma fina película de lubrificação para evitar o atrito entre os outros anéis, desta forma evitando o desgaste entre anéis e cilindro.
Os pistões são fornecidos em diversas medidas que variam de STD (Stander) - 0,25mm - 0,50mm - 0,75mm e 1,00mm ou STD, 0,50mm e 1,00mm.
Curso e Cilindrada de Motores