Então, caso o fitoplâncton desaparecesse, as criaturas marinhas não teriam mais o que comer e morreriam, e o oxigênio da atmosfera terrestre consumido pelos seres vivos não seria mais reposto na mesma quantidade, o que faria com que a quantidade de oxigênio disponível na atmosfera para a respiração fosse consumido ...
Questão 2. O fitoplâncton é formado por organismos microscópicos autotróficos que vivem em suspensão no ambiente aquático. ... a) O fitoplâncton só ocorre na zona eufótica, pois é a única região em que há as correntes de água.
O fitoplâncton constitui a principal fonte de produção de matéria orgânica na água, dele dependendo todos os outros animais (herbívoros ou carnívoros). Constitui na realidade a Base da Vida. O zooplâncton, por sua vez, constitui o elo principal entre o fitoplâncton e os animais marinhos de maiores dimensões.
Podemos caracterizar a eutrofização (termo vindo do grego que significa bem nutrido) como um processo em que ocorre um aumento na concentração de nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio) em ambientes aquáticos, tais como rios e lagos.
A autodepuração é um processo natural, no qual cargas poluidoras, de origem orgânica, lançadas em um corpo d'água são neutralizadas. ... Esse processo é responsável pelo decréscimo nas concentrações de oxigênio dissolvido na água devido à respiração dos microorganismos, que por sua vez decompõem a matéria orgânica.
“a autodepuração pode ser entendida como um fenômeno de sucessão ecológica, em que o restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, ou seja, a busca pelo estágio inicial encontrado antes do lançamento de efluentes, é realizada por mecanismos essencialmente naturais”.
O Estudo de Autodepuração de Corpo Receptor deve ser criteriosamente estudado e elaborado, pois envolve diversas etapas, como:
A degradação dos cursos d'água acontece de duas principais formas: a poluição dos rios e também o assoreamento causado pela erosão e deposição de sedimentos. ... Com isso, fontes de água potável são perdidas ou convertidas em áreas de baixíssimo aproveitamento tanto para os animais quanto para a sociedade.
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.