A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício quando são parcialmente interrompidas por eles. ... Esse fenômeno acontece quando parte da frente de onda encontra um obstáculo ou barreira.
a) O som se difrata mais do que a luz, porque o seu comprimento de onda é maior.
Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.
Difração de ondas é o desvio ou o espalhamento que uma onda apresenta, contornando ou transpondo obstáculos colocados em seu caminho. A difração ocorre a todos os tipos de ondas.
a) reflexão.
Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo ou uma superfície que separa duas regiões, esta interage com ele, o que gera alguns comportamentos específicos. Estes são chamados fenômenos ondulatórios, tema de física importante para o Enem.
Fenômenos ondulatórios Qualquer que seja o tipo de onda, ela está sujeita aos fenômenos da reflexão, refração e difração. A seguir, fizemos breves descrições desses três fenômenos: Reflexão: Ocorrerá reflexão sempre que uma onda atingir determinada superfície e voltar a propagar-se no meio de origem.
O fenômeno ondulatório responsável pela convergência dos raios de luz é, Alternativa D) Refração. Quando a luz passa de um meio transparente para outro, há uma mudança em sua direção devido às diferentes velocidades de propagação que a luz tem em diferentes meios materiais. Este fenômeno é chamado de refração.
meios, pode ocorrer um fenômeno conhecido por reflexão total da luz. O processo utilizado nas fibras ópticas é o de reflexão total dos raios luminosos. Todo meio por onde a luz pode se propagar tem um índice de refração, que nada mais é do que a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio.
A refração de uma onda se dá na superfície líquida, quando uma onda passa de meio de propagação para outro, ou seja, passa de uma região de maior profundidade para outra região de menor profundidade, ou o contrário.
Ondas longitudinais, também conhecidas como "ondas-l", são ondas que possuem a mesma direção de vibração de sua direção de trajetória, o que significa que o movimento do meio ocorre na mesma direção do movimento da onda. Ondas longitudinais mecânicas são também chamadas de ondas compressionais ou ondas de compressão.
O fenômeno da interferência acontece sempre que duas ondas de qualquer natureza encontram-se. ... Quando dois pequenos objetos, como duas pequenas pedras, por exemplo, batem sobre a superfície de um líquido como um rio, ondas circulares propagam-se sobre essa superfície.
Contudo, em razão da sua natureza ondulatória, as ondas sonoras não podem ser polarizadas, mas sofrem os outros fenômenos que são: reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
As ondas do mar e as ondas que produzimos numa corda de violão, o som, são exemplos de ondas mecânicas.
São bons exemplos de ondas mecânicas: a) calor, corrente elétrica, infravermelho.
BlUltrassom,raios x, infravermelho. Cl som,vibrações , terremotos, ultrassom.
As ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação. Ondas em cordas (representado pela figura abaixo) são bons exemplos de ondas transversais. As ondas longitudinais são ondas cujas vibrações são paralelas a direção de propagação.