Porque, a hora extra noturna se configura quando um colaborador estende sua jornada dentro do período em que o horário noturno começa. Ou seja, qualquer colaborador pode ter hora extra noturna. Já o adicional noturno é um acréscimo específico de quem realiza a jornada durante o período da noite.
Ou seja, a cada 52 minutos e 30 segundos considera-se que o trabalhador laborou uma hora. ... A hora noturna reduzida dá ao trabalhador uma condição especial, pois enseja um acréscimo legal a própria quantidade de horas.
Fórmulas matemáticas das horas-extras e hora-reduzida:
Isso quer dizer que na jornada de 12x36 início com início às 18 horas e término às 6 horas da manhã, o adicional noturno será computado entre o horário das 22 horas e 6 horas do dia seguinte, perfazendo o total de 8 horas.
Vamos a um exemplo: A conta fica assim: 880 / 200 = 4,4 (valor da hora diurna) Já a segunda conta ocorre da seguinte forma: 4,4 x 20% (adicional noturno) = 0,88. Assim, cada hora noturna trabalhada no mês rende ao trabalhador o adicional de R$ 0,88.
Vamos começar a calcular nossa folha de ponto no Excel criando a fórmula para calcular as horas trabalhadas no dia. Para isso, basta utilizar uma subtração entre o horário de saída com o de entrada: (saída-entrada). Neste caso: =C4-B4.
Para calcular a quantidade de horas trabalhadas, definimos que o funcionário trabalha 8h por dia e o valor que exceder 8h será considerado como tempo de trabalho extra. Na célula F2, insira a seguinte fórmula: “=((E2-B2)+(C2-D2))*24” para saber a quantidade de horas normais trabalhadas por dia.
Suponha que o porteiro do seu condomínio tenha o salário-base no valor de R$ 1.
Salários de Porteiro Noturno