Quando uma célula vegetal é colocada em um meio hipotônico, ocorre uma migração da água para o interior da célula. ... Mas quando ela perde uma grande quantidade de água e ocorre o afastamento do citoplasma da parede celular, dizemos que ela está plasmolisada.
Verificado por especialistas Todavia, as células vegetais apresentam celulose, proteína que impede a quebra celular, e dessa forma em um meio hipotônico, as células sofrerão apenas turgência, dada a incapacidade de serem lisadas.
Quando colocamos uma célula em meio hipotônico, a água pode invadir seu interior, ocasionando a lise celular. Nos vegetais, a célula fica túrgida, porém não ocorre seu rompimento.
Na solução hipotônica, a água entra na célula, porém a presença da parede impede que ela se rompa, como ocorre com a célula animal. Nesse ponto, dizemos que as células estão turgidas. Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular.
Resolução: A plasmólise é uma situação que ocorre com a célula vegetal, quando esta é colocada em meio muito concentrado (hipertônico). A célula vegetal perde água para o meio e a membrana plasmática acompanha a retração do citoplasma.
A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.
A osmose é a passagem de solvente através de membranas semipermeáveis para uma solução mais concentrada. A osmoscopia é o estudo da osmose e é uma propriedade coligativa. ... As cascas de muitas frutas, verduras, legumes e hortaliças funcionam como membranas semipermeáveis.
A osmose é a passagem de solvente (geralmente a água) por uma membrana semipermeável para um meio mais concentrado. Já a pressão osmótica é a pressão que deve ser exercida sobre um sistema para evitar que a osmose ocorra. Por exemplo, observe o tubo em U apresentado a seguir. ... Essa pressão é a pressão osmótica.
Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.
O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.
Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.
Meios de cultura são composições de substâncias que fornecem nutrientes necessários para o desenvolvimento de microrganismos. Sendo favorecido o crescimento, é possível a identificação desses organismos através das suas atividades bioquímica e metabólica.
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.