Cadeia aberta ou acíclica ou alifática - quando o encadeamento dos átomos não forma um polígono regular. Cadeia fechada ou cíclica - quando há formação de um polígono regular, formando-se um ciclo, núcleo ou anel. ... Cadeia saturada - quando só existem ligações simples entre os átomos de carbono.
Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas. Cadeias aromáticas: possuem pelo menos um anel aromático, que é um anel que contém ligações duplas alternadas.
Significado de Alicíclico adjetivo [Química] Que combina as propriedades das substâncias alifáticas e cíclicas.
Significado de alifático Diz-se dos corpos orgânicos acíclicos.
Os hidrocarbonetos aromáticos podem ser classificados em mononucleares (apresentam apenas um anel aromático) e polinucleares (apresentam mais de um anel aromático). Nas cadeias mononucleares a substituição do hidrogênio do benzeno pode originar outras estruturas com ramificações saturadas ou insaturadas.
Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.
A classificação das cadeias carbônicas é uma análise da estrutura e divisão em grupos específicos, como o grupo das moléculas com cadeias abertas e o de cadeias fechadas. O átomo de carbono é tetravalente, isto é, tem a capacidade de realizar quatro ligações covalentes, que podem ser simples, duplas ou triplas.
Resposta: Espermidina: a amina presente no meio da cadeia e secundaria, as da ponta sao primarias. Espermina: as aminas presentes no meio da cadeia sao secundarias, as da ponta sao primarias.
A classificação do carbono na cadeia carbônica pode ser em primário, secundário, terciário ou quaternário, dependendo da quantidade de carbonos ligados a ele. A Química estuda a maioria dos compostos, principalmente do elemento carbono.
covalente
O carbono pode ser classificado em função das ligações que apresenta: a) Carbono Saturado: apresenta somente ligações simples, chamadas de sigma (σ). b) Carbono Insaturado: presença de duplas ligações, denominadas de pi (π). Ou ainda, carbono que apresenta ligação tripla.
O carbono também se classifica levando em consideração a quantidade de outros carbonos a ele ligados. Desta forma, temos carbonos primários, secundários, terciários ou quaternários.
O carbono forma ligações múltiplas;Ligação dupla entre C Cdois átomos de carbono. Ligação dupla entre um C Ocarbono e um oxigênio. Ligação tripla entre um C Ccarbono e um oxigênio. Ligação tripla entre um C Ncarbono e um nitrogênio.
I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples. II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Cada ligação covalente normal é formada por um elétron de cada átomo (compartilhamento de um par de elétrons); como não há ganho nem perda de elétrons, os compostos formados são eletricamente neutros, e chamados de moléculas.