Derrame pericárdico ou Derrame cardíaco é o acúmulo anormal de fluido entre as membranas que envolvem o coração, conhecidas como pericárdio. Devido ao pouco espaço, a acumulação de fluido causa aumento da pressão cardíaca e pode afetar negativamente as funções cardíacas, causando um tamponamento cardíaco.
Cavidade Pericardial Aproximadamente 20-30 ml no volume, este líquido soroso actuam como um lubrificante e minimizam a fricção entre o epicardium e a camada parietal enquanto os músculos de coração expandem e contratam com a batida do coração.
O pericárdio é um saco fibrosseroso de parede dupla que envolve: o coração. o fluido pericárdico.
O pericárdio consiste em um saco fibro-seroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos. ... Outra função do pericárdio é proteger a ocorrência de lesões nos pulmões durante os batimentos cardíacos normais.
O pericárdio parietal dá forma à camada exterior, envolvendo o coração do ápice à base. A cavidade pericárdica contém 20 cm3 de líquido seroso, cerca de 30 ml, que serve para lubrificar o coração e facilitar o movimento cardíaco.
É formado por duas membranas, uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e grandes vasos em intima relação com as estruturas mediastinais, denominado pericárdio fibroso; e outras de consistência serosa, o pericárdio seroso, constituído por 2 lâminas, as lâminas parietal e visceral. ...
O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue. O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.
O sistema cardiovascular humano é formado pelos vasos sanguíneos, uma rede de tubos que transporta sangue, e pelo coração, uma bomba muscular responsável por impulsionar o sangue para o corpo. Esses órgãos trabalham juntos para garantir que todas as células do corpo recebam nutrientes e oxigênio.
Tecido muscular estriado cardíaco Está localizado no coração e, assim como o anterior, apresenta estriações em suas células. Elas são alongadas e ramificadas, sendo essas ramificações unidas por estruturas denominadas discos intercalares.
As fibras do músculo cardíaco são quadrangulares e apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra. Já as células musculares esqueléticas contêm vários núcleos distribuídos pela periferia da célula. As fibras cardíacas são interconectadas umas com as outras.
Os discos intercalares permitem a contração sincronizada do tecido cardíaco, e proporcionam maior adesão entre as células musculares cardíacas. São compostos de Junções comunicantes e Junções de adesão.
O músculo estriado cardíaco ou, simplesmente, músculo cardíaco está presente no coração. Ele atua na contração desse órgão, permitindo, assim, o bombeamento de sangue para todo o organismo.