A resolução 001/86 – CONAMA define impacto ambiental como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as ...
1- a) As Florestas Tropicais devem ser protegidas, entre outros fatores, por abrigarem uma imensa biodiversidade, por serem formadoras de massas de ar úmidas e por ajudarem a amenizar os impactos das mudanças climáticas.
As florestas tropicais tem um papel elementar na regulação global do clima além de manter a regularidade das chuvas, enquanto proteção contra inundações, secas e erosão. Elas armazenam vastas quantidades de carbono ao produzir uma quantidade significativa de oxigênio para o mundo.
É fundamental a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade, de modo que elas são responsáveis pela estabilização e manutenção do clima, bem como para a manutenção do ciclo da água.
As florestas tropicais e equatoriais também ajudam a controlar o fluxo da água nos lugares onde crescem. Elas fazem isso absorvendo a água das chuvas constantes e liberando-a lentamente de volta na atmosfera. Uma parte dessa água é liberada regularmente nos rios da região.
Alguns animais típicos das florestas tropicais são:
Na Floresta Amazônica, maior berçário da biodiversidade da Terra, encontramos araras, onças-pintadas, antas, ariranhas, capivara, quati, preguiça real, sucuri, harpia, mico de cheiro, sagui-imperador, jaguatirica, macaco barrigudo, entre outros.
A floresta Amazônica consiste na maior floresta tropical do mundo. Ela ocupa 42% do território brasileiro, está presente nos estados do Acre, do Amazonas, do Pará, de Rondônia, de Roraima, do Amapá, de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão.