Havia vias fluviais extensas e … navegáveis, como nas bacias Amazônica e Platina, mas os demais grandes cursos, como o São Francisco, Doce e Araguaia, tinham a navegação naturalmente dificultada.
Índice
Os povos andinos superaram as dificuldades de viver na Cordilheira dos Andes pois eram um povo adaptado geneticamente para um grande consumo de amido, encontrado principalmente na batata e no milho, produtos oriundos da América do Sul, se comparados a outras civilizações.
Até hoje, a maior parte da população dos países andinos tem antepassados indígenas. Esses povos são o chimú, aimara, atacama, diaguita e araucano, entre outros.
Os países andinos se identificam por ter em comum uma população de baixo padrão vida, com elevado crescimento vegetativo e a presença da Cordilheira dos Andes.
Resposta: Oi, Inventada no período pré-colonial por etnias que compunham o Império Inca (1438-1533) na região dos Andes, a whipala foi criada como símbolo sagrado usado na agricultura, em festas, cerimônias e outros eventos sociais dos povos andinos.
Os habitantes da América Andina são predominantemente mestiços, com descendência espanhola e indígena, embora Equador e Peru sejam exceções, pois nesses países a maioria é indígena. A língua oficial nos países andinos é o espanhol, e a religião predominante é a católica, o que segundo Silva (2006, p.
Resposta. Resposta: Boa tarde! A cruz Inca, também conhecida por chakana ou cruz andina, é um símbolo primitivo dos povos andinos dos Andes Centrais.
As Principais Cidades da América Andina
Os mochicas eram uma civilização peruana de 100 a 700 d.C., eram cerca de 50 mil pessoas e viviam em vales férteis próximos aos andes onde cultivavam seus alimentos.
A região andina, local onde se desenvolveu a Civilização Inca, era habitada por grupos humanos desde aproximadamente 4.
Os mochicas foram contemporâneos com a civilização Nazca (200 aC – 600 dC) mais abaixo da costa, mas, graças à sua conquista de áreas vizinhas, eles foram capazes de acumular a riqueza e o poder necessário para estabelecer-se como um dos mais original e importante culturas início deandinos.
Alguns historiadores acreditam que os mochicas foram a principal influência para a formação das sociedades posteriores, como os incas. ... Os períodos fortes de seca e, posteriormente, de enchentes torrenciais, deterioraram a agricultura, principal atividade dos mochicas.
Contando com grande habilidade no manuseio do adobe, dos metais, os mochicas também criaram uma impressionante cultura material repleta de instrumentos, estatuetas e adornos. A causa do desaparecimento dessa civilização está intimamente ligada às alterações climática da região.
Resposta: A cultura mochica foi descoberta por Max Uhle. Este arqueólogo alemão foi o primeiro a reconhecer a civilização Moche como um fenômeno cultural distinto, ao realizar escavações estratigráficas perto do templo Huaca de la Luna, na cidade de Moche.