EQST

O Que Janela Teraputica E Como Ela Funciona?

O que é janela terapêutica e como ela funciona?

Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.

O que é janela terapêutica qual sua importância?

O termo relacionado janela terapêutica se refere à faixa de valores de doses que otimizam o equilíbrio entre a eficácia e a toxicidade do medicamento, de forma a atingir o melhor efeito terapêutico sem levar a efeitos colaterais ou toxicidade consideradas inaceitáveis.

Qual o objetivo da Farmacodinamica?

Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais.

O que é baixo índice terapêutico?

Substância de baixo índice terapêutico: são aqueles que apresentam estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.

O que é um fármaco ideal?

Resposta. Resposta: efetividade, segurança, seletividade, reversibilidade, fácil administração, mínimas interações, isento de reações adversas.

O que é Farmacologia Básica?

Farmacologia Básica: estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Farmacodinâmica: estuda os efeitos bioquímicos, fisiológicos e o mecanismo de ação dos fármacos.

O que é Farmacologia Aplicada a Enfermagem?

A disciplina Farmacologia aplicada a enfermagem se baseia em capacitar os alunos no entendimento da farmacologia básica através dos conhecimentos da cinética e dinâmica dos fármacos bem como suas ações no sistema nervoso autonômico.

Quais os 4 objetivos da farmacologia?

Farmacologia

  • O que é Farmacologia. ...
  • Principais objetivos da farmacologia:
  • - Propriedades medicinais de determinadas substâncias químicas (fármacos, remédios);
  • - Composição física e química dos fármacos;
  • - Absorção dos fármacos pelo organismo;
  • - Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças;

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

O que é mecanismo de ação dos medicamentos?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

Quais são os locais de ação dos fármacos?

do organismo. SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.

O que são alvos terapêuticos?

Proteínas presentes na célula permitem a passagem pela membrana (canais iônicos, receptores, enzimas e proteínas de transporte). Alvos são moléculas grandes – macromoléculas. Fármacos são geralmente muito menores do que seus alvos. Fármacos interagem com seus alvos ligando-se aos sítios de ligação.

Quais são os principais tipos de receptores?

Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.

Como agem os fármacos no organismo?

Ao entrar em contato com o organismo, o fármaco irá promover alterações no sistema fisiológico, a fim de produzir seu efeito terapêutico. ... Para isto, este fármaco percorrerá determinados caminhos, conhecidos como mecanismos de ação, sendo específico para cada classe de medicamentos.

Como agem os fármacos que interagem com as enzimas?

Alguns fármacos podem fornecer íons inorgânicos que irão atuar como ativadores de enzimas; outros fármacos podem ativar enzimas por mecanismo de adaptação, ou seja, induzindo a enzima a modificar sua estrutura do seu estado inativo para ativo. Outro mecanismo de ação muito comum dos fármacos é o antagonismo.