O açúcar comum, conhecido como sacarose, quando aquecido na presença de água passa por um processo chamado hidrólise: quebra da sacarose em dois açúcares que formam a sua molécula (glicose e frutose). Quando esta reação ocorre com a adição de um ácido, surge uma espécie de xarope que foi batizado de açúcar invertido.
Este açúcar é vastamente utilizado na fabricação de balas e biscoitos. A aplicação em balas previne a cristalização do açúcar (fator desagradável que dá ao produto a consistência arenosa e seca). A função do açúcar invertido em biscoitos é proporcionar ao produto maciez e coloração caramelada.
Para obter o açúcar invertido é necessário aquecer a sacarose na presença de água para ocorrer a hidrólise do açúcar. Esse procedimento provoca a quebra da sacarose em dois açúcares que formam a sua molécula: glicose e frutose.
Onde usar o açúcar invertido? Também utilizado em alguns produtos de panificação, como madeleines e brioches, onde o açúcar invertido é usado para aumentar a maciez e a umidade. Açúcar invertido pode ser utilizado como substituto do xapore de milho em inúmeras aplicações, tais como no marshmallow.
O açúcar é produzido, principalmente, a partir da cana-de-açúcar. Antes de o produto final chegar até nós, a planta passa por vários processos. Primeiro, ela é moída e aquecida para a extração de um caldo doce. Então, esse caldo é filtrado, concentrado e centrifugado (quando é separado da água).
O açúcar é fabricado em usinas de cana-de-açúcar. Mas tudo começa na plantação, feita por máquinas que abrem buracos no solo e depositam pedaços cortados de cana, que servem como mudas. No Estado de São Paulo, cerca de metade da colheita também é realizada por máquinas.
O açúcar refinado é o açúcar branco, comum. Ele é processado a partir do melado de cana-de-açúcar ou do açúcar mascavo. Inicialmente apresentado na cor marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme.
FABRICAÇÃO DO AÇÚCAR CRISTAL Centrifugação e Secagem: os cristais extraídos são enviados para centrífugas que os separam do mel. No entanto, após a separação os cristais de açúcar ainda apresentam um nível alto de umidade, que só é eliminado com a ação de secadores (ar quente). Assim é produzido o açúcar cristal.
O açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento, conservando sua composição e gosto, já o açúcar refinado perde todos seus nutrientes e cor durante o processo de refinamento, além de receber muitos aditivos químicos.
Quais as diferenças entre o açúcar Mascavo e o Refinado? O açúcar Refinado é o açúcar branco. ... Já o açúcar Mascavo está em sua forma bruta, escura e úmida, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Por não passar pelo processo de refino, ele mantém vitaminas e minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.
20 de novembro de 2016. O Açúcar Mascavo é feito a partir da concentração do caldo de cana sem passar pelos processos de refinamento e clareamento como o açúcar cristal. Por isso ele conserva vitaminas e minerais como ferro, potássio e magnésio. ... Elas vendem açúcar mais caro e não mascavo.
Açúcar Mascavo
Mascavo tem mais nutrientes que o refinado por não sofrer processo de refinamento. Obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído, o açúcar mascavo não necessita de aditivos químicos, como o refinado.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Outro benefício do açúcar mascavo é que ele tem menos calorias quando comparado ao açúcar refinado. "Além disso, esse açúcar possui antioxidante que protege as células do nosso corpo", ressalta o nutrólogo.
Açúcar mascavo
O demerara é um dos mais caros. Tem sabor mais suave do que o mascavo. Este açúcar passa por um processo de refinamento leve, mas sem aditivos químicos e com isso mantém uma cor de caramelo, grãos mais grossos e levemente úmidos. É considerado o mais saudável (ainda melhor se for o orgânico).
As vantagens do açúcar demerara em relação:
“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados para uma alimentação saudável, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.