"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...
A pesquisa-ação possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. ... É através da pesquisa-ação que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações.
A pesquisa-ação se desenvolveu para responder a problemas concretos. Nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, era preciso modificar profundamente certos comportamentos, [...] A pesquisa-ação nasceu de uma vontade de eficácia. ... Para o autor, o desenvolvimento da ciência acontece na ação e pela ação.
Não há certeza sobre quem inventou a pesquisa-ação. Muitas vezes, atribui-se a cri- ação do processo a Lewin (1946).
É uma ferramenta utilizada para que possamos entender a forma e os motivos que levaram a determinada decisão. Conforme Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados.