“Os papagaios da Amazônia, que são os nossos papagaios, são um dos mais conhecidos no mundo e possuem a capacidade de cantar e falar.
5 animais com sistemas complexos de comunicação
Eles, de fato, conversam entre si e, mais ainda, usam a mesma base de comunicação usada pelos seres humanos. ... Assim, enquanto um fala (pia, mia, late), o outro escuta (embora nem sempre seja assim com os humanos).
Muitas espécies além dos pássaros também se comunicam usando som: Macacos gritam um alerta quando um predador está perto, dando aos outros membros do bando uma chance de escapar. Macacos-vervet (conhecidos também como macacos do velho mundo) têm até mesmo chamados diferentes para indicar diferentes predadores.
Como falar com seu cachorro
A comunicação animal é a transferência de informação de um ou de um grupo de animais (remetentes) para um ou mais animais (receptores) que afetam o comportamento atual ou futuro dos receptores.
Vocalização: origem e significados do latido dos cachorros Boa parte de como o cachorro se comunica tem a ver com a linguagem gestual. No entanto, existe também uma forma vocal bem conhecida dos tutores: são os famosos latidos de cachorro. ... Já os cachorros apostam nos latidos também para se comunicar com os tutores.
- Todos os peixes podem ouvir, mas nem todos podem fazer sons, como estalos e outros sons realizados ao contrair sua bexiga natatória, fazendo com que ela vibre. Os cientistas dizem que os peixes se comunicam uns com os outros por diferentes razões, como atrair parceiros, espantar predadores ou para se orientar.
Dicas
Lembre-se, embora algumas coisas possam ser minimizadas com treinamento, algumas podem nunca desaparecer. Uma grande parte do entendimento está em saber como o cavalo 'fala' com você. Ele usa orelhas, olhos, boca, cauda e pele. Ler seu cavalo é interpretar o que ele diz através do que faz com essas partes do corpo.
Segundo os especialistas, dormir em pé é uma forma de defesa do animal, que, assim, estaria pronto para escapar diante de qualquer ameaça. Por isso, ele só se deita para dormir quando sente que está num lugar seguro. O curioso é que o cavalo só dorme em pé durante as duas primeiras fases do sono, mais superficiais.
Tiram só alguns “cochilos”, e juntos podem somar, apenas, três horas de sono. Já alguns cavalos deitam quando estão em um ambiente que lhes passem confiança. Local que traga a certeza de que não serão pegos por predadores.
Segundo Rubia, dormir em pé só é possível porque as patas do cavalo têm pouco músculo, mas seus ligamentos são muito reforçados, o que faz com que as articulações não se dobrem enquanto o animal dorme. "É como se as patas travassem, mantendo o cavalo em pé, sem risco de cair durante o sono", explica.
Cavalos deitam, mesmo que estejam entre animais que podem e o fazem, às vezes, seu descanso em pé; a girafa, por seu turno, é o animal que não se deita, por questão de arquitetura orgânica, mesmo. Se ela se deitar, pode não conseguir se levantar, além dos problemas arteriais que ela pode vir a desenvolver.
Passar muito tempo deitado leva o coração a bater mais depressa, mas o volume de sangue bombeado é menor. O sangue também fica mais grosso, aumentando o risco de formação de coágulos que podem levar a uma trombose nas pernas ou a uma embolia pulmonar.
Normalmente, deita-se pouco e dorme cerca de duas horas por noite, com sonos que duram em média 15 minutos. Este é o hábito que herdou na sua preservação contra seus predadores”, afirma Dr.
Então, os cavalos dormem em pé ou deitados? Na verdade, eles fazem isso nos dois sentidos, mas o que difere é a “profundidade” do sono ou do descanso. Desta forma, o equino pode dormir em pé sem perder o equilíbrio, mas sonha apenas na fase REM (movimentos rápidos dos olhos, em inglês) quando se deita ou se apoia.
A velocidade mais rápida já registrada de um cavalo de corrida são impressionantes 70,76 km/h.
Dependendo do tipo de cólica do seu cavalo, existem diferentes opções de tratamento. Analgésicos como Banamine são usados em cada caso de cólica para ajudar a controlar a dor abdominal que pode ser bastante grave. Fluidos intravenosos podem ser necessários se o cavalo estiver desidratado ou em choque.
Como posso prevenir a cólica equina?