As células epiteliais estão presas à chamada membrana basal, uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo subjacente. Na superfície livre, as células epiteliais podem apresentar modificações na sua membrana plasmática, tais como microvilosidades e cílios.
LAMINA BASAL É O NOME QUE SE DÁ A ESTRUTURA ENCONTRADA ENTRE O TECIDO CONJUNTIVO E AS CÉLULAS EPITELIAIS. ... JÁ A MEMBRANA BASAL:É O ACÚMULO DE FIBRAS RETICULARES QUE JUNTAMENTE COM A LÂMINA FORMAM ESTA MEMBRANA.
Os hemidesmossomos podem ser observados na área de contato entre alguns tipos de células epiteliais e sua lâmina basal. A estrutura destas especializações da membrana assemelha-se a meio desmossomo, fixando a célula epitelial à lâmina basal.
→ Classificação do tecido epitelial de revestimento
De acordo com a sua função, existem dois tipos de tecido epitelial: de revestimento e glandular....De acordo com as camadas celulares, os epitélios podem ser classificados em:
O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas: epitélio simples e epitélio estratificado e uma subclassificação o epitélio pseudo-estratificado. E quanto à sua forma: pavimentoso, cúbico e prismático, colunar ou cilíndrico. Epitélios simples possuem apenas uma camada de células.
Os epitélios podem ser classificados quanto: forma das células e número de camadas. Forma das células: Epitélio pavimentoso, epitélio cúbico e epitélio colunar. Número de camadas: Epitélio simples, epitélio estratificado, epitélio pseudoestratificado e epitélio de transição.
Classificação dos tecidos epiteliais de revestimento De acordo com o número de camadas, podem ser simples (camada única de células) ou estratificado (mais de uma camada), e quanto à forma, os epitélios podem ser pavimentosos, cúbicos, ou prismáticos.
mucosas, quando espessas e ricas em muco, Ex. glândulas salivares. serosas, quando fluidas, aquosas, claras e ricas e proteínas.
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção.
As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens). Agora veremos um pouco sobre as funções e os hormônios secretados por cada uma delas.