O que conhecemos como mais antigo na arte rupestre são as imagens pintadas em paredes, rochedos e estalactites de cavernas, as chamadas pinturas rupestres. Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça.
Primeiros registros da arte rupestre Atualmente, afirma-se que a arte rupestre teve início com a chegada do homem de Cro-Magnon (população primitiva do homo sapiens) à Europa. As pinturas mais antigas estão localizadas na Caverna De Chauvet, na França e estima-se que foram criadas há cerca de 32 mil anos.
Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.
Entre as três divisões do período (Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais), se acumula uma vasta e curiosa gama de informações históricas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A Pré-história marca o período desde o surgimento da vida na Terra até o aparecimento da escrita.
Arte no paleolítico:predomínio do poder de abstração, a arte se revela mais elaborada do que no paleolítico isso por que a valorização da geometrização das formas é mais forte.as imagens adquirem ideias de movimento, o artista no neolítico começa a se preocupar com noções d beleza e efeitos decorativos...
Chama-se pré-história brasileira ou período pré-cabralino, o momento para a história do Brasil antes da chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral, em 1500. Esta visão, no entanto, está mudando, pois vários povos habitavam este território antes da colonização portuguesa.
O trabalho era dividido desta forma: os homens realizavam a caça e a pesca, e as mulheres coletavam frutos e cuidavam dos filhos. A Pré-História no Brasil começou há 12 mil anos, e os primeiros habitantes eram caçadores e agricultores.
A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
As tintas eram feitas através do que encontravam na Natureza. Este pó era misturado com a gordura dos animais que eram caçados ou com o líquido que saía das plantas e assim faziam tinta. ...
As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.