O cajón também é suficientemente simples para quem está começando, mas atinge níveis de complexidade maior, que tornam mais fácil o aprendizado da bateria, posteriormente, sendo um ótimo instrumento de entrada, embora, é claro, não se limite a isso.
O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos.
Como o próprio nome diz, o som é reproduzido apenas de forma acústica, através de três sons: caixa (nas laterais superiores), bumbo (na parte centro-frontal) e bordas (nas quinas e cantos); elétrico: o diferencial do cajón elétrico é a possibilidade do som ser reproduzido e captado por um amplificador.
A Pithy é uma marca tradicional ao se tratar de cajons, sendo reconhecida pela qualidade tanto no corpo do instrumento quanto no som e timbre produzido por ele. Essa é uma marca ideal para músicos que já dominam um pouco mais as técnicas para tocar o cajon, sendo um instrumento com um custo mais alto que os demais.
Apropriado para performances para grandes públicos, o cajón elétrico também não se diferencia em questão de qualidade sonora e tamanho, mas o seu valor é um pouco mais elevado que a versão acústica. Por causa disso, o cajón elétrico é mais indicado para quem já tem uma certa experiência com o instrumento.
Existem dois principais tipos de cajon: o acústico e o elétrico. Eles possuem algumas características específicas e é bom conhecer cada um deles antes de tomar uma decisão. O cajon acústico, além de ser mais barato, é mais indicado para quem está começando a se arriscar com esses instrumentos.
A diferença entre eles é que o eletroacústico dá pra ligar num amplificador e o acústico, não. E pra tocar o cajon, é só batucar nas partes em que são definidos os sons: - Bumbo: é um som mais grave que você consegue fazer batendo bem o meio da caixa.
O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos.
Aliás, o cajon é muito usado em ritmos latinos e fica ótimo em apresentações acústicas de outros estilos também. A diferença entre eles é que o eletroacústico dá pra ligar num amplificador e o acústico, não. ... - Bordas: as bordas fazem um som bem parecido com o da caixa de baterias acústicas!
Como fazer um cajón
E pra tocar o cajon, é só batucar nas partes em que são definidos os sons: - Bumbo: é um som mais grave que você consegue fazer batendo bem o meio da caixa. - Caixa: esse é um som mais agudo, é só batucar nas laterais da parte superior da tampa, perto de onde você senta.
Seus maiores nomes no Peru são Porfirio Vásquez, que definiu sua forma definitiva e Nicomedes Santa Cruz que o mostrou ao mundo.
Bata a parte de cima da área de ataque com sua mão para ativar o som da esteira e determine se precisa ser mais grave ou mais agudo. Gire o parafuso central superior no sentido horário para um timbre mais agudo, ou no sentido anti-horário para um timbre mais grave.
A etapa mais importante da colocação da esteira, tanto de uma forma quanto de outra é que as mesmas sejam instaladas de maneira que "encostem" na tampa do cajon, se ela ficar longe não soará como caixa, outra dica é: quanto mais esticada a esteira estiver mais sequinho será o som, quanto mais solta, mais gordo...
Como fazer um cajón
O Cajón teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para Cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana.
Seja qual for a razão, tambores caseiros são divertidos e fáceis de fazer a partir de uma variedade de materiais....Usando cartolina
Para ter seu próprio chocalho, basta separar uma lata de refrigerante, pequenas pedrinhas, que podem ser feijão ou arroz, e fita adesiva. Ponha o quanto de pedrinhas achar necessário para um bom som dentro da lata e feche-a bem com fita adesiva. Use a criatividade para decorar.
Fazer um pandeiro
Confira o passo a passo e comece a contagem regressiva para a diversão. 1 - Coloque os grãos dentro da lata. Eles serão responsáveis pelo som do chocalho. Passo 2 - Una as duas latas com a fita adesiva.
Resposta. Desde o século XVI os chocalhos eram utilizados no Rio de Janeiro pelos índios em festas e cerimônias diversas. ... Chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior. ...
Os instrumentos musicais parecidos com chocalho são chamados de maracas, ganzá, caxixi e o xique-xique.
Pequeno brinquedo, com badalo ou espécies de guizos, que faz um leve ruído, quando agitado, e que se dá a crianças desde que começam a brincar. Vaso ou cabaça com pedras dentro, que serve para produzir som que imita o de um chocalho. Órgão sonoro da cascavel, formado de peles ressecadas na extremidade da cauda.