EQST

Como Um Gene Pode Codificar Mais De Uma Protena?

Como um gene pode codificar mais de uma protena? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como um gene pode codificar mais de uma proteína?

Genes podem codificar 2 ou 3 RNAm → Grande número de proteínas;  Mais de 50% genes produzem mais de uma proteína: encadeamentos alternativos;  Transcritos fusionados geram a diversidade de proteínas com número pequeno de genes; Poucos genes, mas muitas proteínas resultantes.

O que pode acontecer caso apareça uma alteração no gene ou no MRNA?

As mutações podem ser espontâneas, quando o motivo da alteração é devido a erros no processo de replicação ou reparo do DNA. Durante o processo de replicação, novos nucleotídeos são pareados com a fita molde para a síntese da nova molécula de DNA. Esse pareamento pode ocorrer de forma inadequada.

O que causa alteração no DNA?

De modo geral, as mutações acontecem devido algum erro no processo de duplicação do DNA, no entanto, existem certos fatores do ambiente que podem elevar a taxa de incidência desses erros genéticos.

E a mudança da sequência de bases do DNA é suficiente para provocar o aparecimento de uma nova característica no organismo?

Na molécula de DNA encontramos os genes com as características do organismo. ... Na verdade, a alteração que ocorreu na sequência de bases do DNA foi uma mutação, e ela pode ser suficiente para provocar o surgimento de uma característica nova no organismo.