Dentre eles, é possível citar: cultura, economia, educação, abandono de animais, omissão, entre outros. A omissão aos maus tratos é um dos aspectos mais preocupantes, porque garante que atos cruéis continuem acontecendo e sejam passados adiante para as próximas gerações caso façam parte de determinada cultura.
Organizações de proteção aos animais, jornais e mídias sociais, e todo tipo de meio de comunicação podem ser usados para evitar que mais animais sejam vítimas. Celebridades no mundo todo se engajam nessa luta adotando um animal que um dia sofreu abandono ou foi maltratado, e que dará amor em dobro ao novo lar.
10 de julho de 1934
Observe a aparência geral do animal Alguns animais quando sofrem maus tratos não se alimentam direito. Verifique se o seu bichinho está se alimentando bem. Ossos aparentes embaixo dos pelos pode ser um sinal vermelho para você prestar atenção no que está acontecendo com seu pet quando você não está com ele.
A Lei nº 9.
Maus-tratos e abandono de animais serão punidos com multa de até 4 mil reais.
1.
Resposta. A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro.
Frio cruel: 30 milhões de animais vivem nas ruas do Brasil.
Brasil tem cerca de 78 milhões de cães e gatos abandonados na rua. O número é alto: 78 milhões. Infelizmente, ele se refere à quantidade de cães e gatos que encontram-se hoje nas ruas no Brasil, segundo o Instituto Pet Brasil.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 200 milhões de animais de estimação nas ruas em todo o mundo. No Brasil, mais de 4 milhões de animais vivem em situação de rua, em abrigos ou sob tutela de famílias carentes que não conseguem sustentá-los, segundo o Instituto Pet Brasil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas grandes cidades, a cada 5 habitantes há um cachorro, dos quais 10% estão abandonados.
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.
Maus-tratos e abandono de animais serão punidos com multa de até 4 mil reais.
Resposta: Cuidar dos animais de rua é questão de saúde pública. Portanto, dever e responsabilidade, por Lei, do poder executivo municipal. (Lei Municipal 638 de 17 de setembro de 2018).
Os donos são responsáveis por danos causados por seus animais. O Código Civil em seu artigo 936 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais. Por exemplo: se um animal atacar alguém, ou destruir algo de outra pessoa, o dono deverá ressarcir o prejuízo.
O artigo 936 do Código Civil Brasileiro determina a responsabilidade do dono ou detentor de animais, perigosos ou não, caso eles ataquem uma pessoa ou danifiquem bens materiais. O proprietário deverá ressarcir a vítima pelo dano causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.
A Equinocultura é a atividade responsável pelo cuidado aos equinos, ou seja, os cavalos, principalmente os de raça. No Brasil, essa área é considerada um importante gerador de empregos, além de representar uma parcela importante da economia relacionada ao agronegócio.
Nele, existem profissionais especializados, como veterinários, biólogos e zootecnistas, que cuidam da alimentação, da ambientação dos recintos, da saúde mental e física dos animais, entre muitas outras atividades.
Os biólogos atuam na parte comportamental dos animais, montagem dos recintos onde os animais deverão ficar expostos ou abrigados e trabalham também em parceria com os médicos veterinários e zootecnistas a parte de nutrição. Ainda lidam com o controle de roedores e de pragas em criatórios e zoológicos.